Blaisé Compaoré enfrenta manifestações sem precedentes desde Fevereiro
O partido do presidente do Burkina Faso, Blaisé Compaoré, acusou a oposição de tentar liderar uma tentativa de golpe, ao apelar para o derrube do chefe do Estado durante uma série de protestos. O líder do Congresso para Democracia e Progresso (CDP), Roch Marc Christian Karobe, que é também presidente da Assembleia Nacional, apelou a “todos os verdadeiros democratas e patriotas a repelirem todos os conceitos que conduzem a um retrocesso da democracia”.
O CDP possui 74 dos 111 deputados da Assembleia Nacional. No passado sábado, 34 partidos da oposição convidaram o presidente a abandonar o poder, depois de ter ascendido ao mesmo em 1987. O seu regime tem enfrentado uma onda de manifestações sem precedentes desde Fevereiro, que chegaram a contar com a participação de soldados e agentes da polícia.
Fonte: O País online - 05.05.2011
Reflectindo: o melhor seria se Compaoré cedesse. O melhor ainda seria se o tal partido CDP fosse realmente democrático, assim, os seus membros já teriam percebido as regras da democracia e pressionado Blaise Compaoré a deixar a presidência do mesmo. Mas infelizmente, em África, os presidentes dos partidos têm donos incontestáveis e, eis a causa chave da paralisia da democracia no continente, um défice democrático.
Sem comentários:
Enviar um comentário