sexta-feira, maio 20, 2011

Reflectindo sobre a paz e sossego de dirigentes africanos

Ontem, um amigo tunisino contou-me uma coisa sobre Ben Ali. Segundo o amigo meu, Ben Ali tinha centenas de agentes secretos bem treinados e com formação de nível superior, isso sobretudo na informática, a trabalhar para ele. Ben Ali queria viver em paz e sossego com a sua família. Os agentes eram bem pagos para o garantir um óptimo serviço. Ao contrário, os agentes da polícia em geral, os da lei e ordem, tinham salários miseráveis com todas as suas consequências.
Provavelmente, os centenas de agentes secretos ao seu serviço e não ao serviço da Tunísia, garantiram que Ben Ali se mantivesse no poder durante 23 anos. Mas será que Ben Ali tornou-se Matusalém ali no poder?
Não é importante a segurança duma nação, de todos os cidadãos, do que apenas dos dirigentes? O que torna uma nação de insegura? Como se alcança segurança duma nação?

1 comentário:

Adranse disse...

Isto é o que se percebe no nosso país. A segurança é para a Elite e não para o povo.

Não é necessário dar qualquer exemplo é como se diz "só quem não quer ver é que não vê".

Agora a questão seria até quando é que o poder político vai continuar a reinar usando esse artifício "Ele esta para o povo, sendo a realidade à olho nu outra coisa"? Será o problema de tornar nossas sociedades mais morais, integras e com respeito pelo próximo? Ou será uma questão de esperar para que o tempo dite o final?

andrase