terça-feira, maio 03, 2011

Executivo anuncia reajustamentos de salários na Função Pública

estratégia para duplicar a produção agrícola e, por via disso, reduzir a pobreza alimentar de 57 para 40%.
O Governo anunciou ontem, na sua XV Sessão Ordinária, as tabelas “exactas” dos salários dos funcionários públicos, tendo em conta as categorias e carreiras de cada funcionário.

Na verdade, o que o Executivo fez ontem não é um dado novo, senão a clarificação dos novos salários anunciados semana passada, onde o sector público foi contemplado com um aditivo de 8 por cento.

Conforme fez saber o porta-voz do Governo, Alberto Nkutumula, o salário a ser pago no âmbito do reajustamento vai depender de cada categoria e da carreira do trabalhador.

A determinação obedece, por exemplo, aos chamados trabalhadores de carreira de índice 100, que são os trabalhadores com o salário mais baixo e outros de índice 150 (...) e por aí em diante.

conforme explicou o nosso interlocutor, para a dedução do novo salário é necessário multiplicar o salário base (o actual) com o número de índice e, por fim, dividir o resultado dessa multiplicação por 100. “Se, por exemplo, um trabalhador recebe 10.000 Mt e é de carreira de índice 150, então este deve multiplicar os seus 10.000 por 150 (número de índice) e dividir por 100. Assim, o seu salário final será de 15.000 Mt”, explicou Nkutumula.

Fonte: O País online - 04.05.2011

Reflectindo: então podemos deduzir que os trabalhadores de carreira de indíce 100 ficam os respectivos salários, enquanto que os com o melhor salário vão vê-lo mais gordo?!?

Sem comentários: