quinta-feira, dezembro 09, 2010

Relatório diplomático americano citado pelo Le Monde acusa directamente os mais altos dirigentes de se beneficiarem do tráfico...

Em Moçambique, o poder político ao mais alto nível está comprometido com o narcotráfico, revelam telegramas confidenciais da embaixada norte-americana em Maputo, divulgados pelo portal WikiLeaks, que envolvem o presidente Guebuza e o seu antecessor, Joaquim Chissano.
Após a Guiné-Bissau, Moçambique tornou-se "o segundo lugar africano mais ativo para a actividade dos traficantes de droga", relatou num telegrama, no verão do ano passado, o representante diplomático da Embaixada dos Estados Unidos na capital moçambicana.
O narcotráfico é dirigido por dois moçambicanos de ascendência asiática, Mohamed Bachir Suleiman, conhecido como "MBS", e Ghulam Rassul Moti, cujas atividades eram impossíveis sem a cumplicidade ao mais alto nível do Estado, segundo a correspondência diplomática.
A notícia e os vários telegramas aparecidos no Wikileaks (encontráveis via Google) a partir da embaixada americana em Maputo estão já a ter repercussões na imprensa portuguesa (imagem) e deverão ter ainda mais, dado o envolvimento da banca portuguesa no negócio de Cahora Bassa.

Fonte: Le Monde/LUSA/RDP África in Imensis - 09.12.2010

4 comentários:

Anónimo disse...

este artigo nem vale pena comentar porgue está guase em todos os sítios na Internet muito mais nos Lusofonos

Marvin

Unknown disse...

Marvin,

nao tens comentario por ja nao ser novidade? ou ja debateu o assunto o suficiente?

Anónimo disse...

ISto nao e' novidade. Todos sabemos que A droga estaa gerira s cosias em MAputo e nao e' possivel estar nos niveis que estao e os nossos bosses nao saberem,. esta claro queo BArao financiou ate a campanha do PArtidao. Nao vao dizer que nao sabiam, como um vendedor de capulanas vira Milionario dum dia para outro ate ter um vcentro comercial? Como um vendedor de Patos vira Rico. agora fica-se a saber que quando falou que cahora bassa ''e nossa'' nao era de Mocambique. era dele mais da familia dele. Corruptos dum raio!!!

Reflectindo disse...

Tenho em mim que o debate tem que continuar e ser aceso. A responsabilidade no combate ao narcotráfico e corrupcão é de todos os mocambicanos.
Eu não duvido que em Mocambique se traficam drogas. Por exemplo o apontado Gulamo Moti, só era uma questão de tempo...
Em 1995 foram detectadas 40 toneladas de drogas sem dono em Nacala-Porto...