domingo, dezembro 19, 2010

Laurent Gbagbo exige partida da ONUCI e de forças francesas

O Governo formado pelo Presidente cessante da Côte d’Ivoire, Laurent Gbagbo, pediu sábado a partida “imediata” das forças de manutenção da paz da ONU e do contingente francês desdobrado no país.
Num comunicado lido na televisão, a ministra da Educação Nacional e porta-voz do Governo, Jacqueline Oble, sublinha que esta decisão é justificada pela “grave ingerência da ONUCI (Operação das Nações Unidas na Côte d’Ivoire) nos assuntos internos” do país.
“O Governo solicita a partida da ONUCI e da força Licorne da Côte d’Ivoire e opõe-se à renovação do seu mandato que termina a 22 de Dezembro”, adiantou Jacqueline Oble.
Desde o início da crise pós-eleitoral, os partidários de Laurent Gbagbo acusam a ONUCI de ser favorável a Alassane Ouattara, declarado vencedor da segunda volta pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) com 54,1 porcento dos votos.
Os resultados proclamados pela CEI foram certificados pelo representante especial do Secretário-Geral da ONU na Côte d’Ivoire, Young Jin Choi, e por toda a comunidade internacional, que exige a partida de Laurent Gbagbo.

Fonte: panapress - 18.12.2010

Sem comentários: