segunda-feira, dezembro 13, 2010

UE decide sanções

A União Europeia (UE) conta decidir hoje (segunda-feira) impor " medidas restritivas" contra a Côte d'Ivoire devido a recusa de Laurent Gbagbo de reconhecer a vitória do seu rival Alassane Ouatarra as eleições presidenciais, indicou à AFP uma fonte diplomática.
Um projecto de declaração, adoptado hoje de manhã (segunda-feira) em Bruxelas pelos embaixadores dos países da UE, indicou que a União " decidiu adoptar sem demora medidas restritivas"contra o regime ivoiriense, sublinhou essa fonte, sem mais detalhes sobre as sanções e seus alvos.
A decisão deve ainda ser formalmente validada pelos ministros europeus dos Negócios Estrangeiros que se reúnem à tarde em Bruxelas.
Os Estados Unidos também aumentaram quinta-feira a ameaça de sanções e a União africana suspendeu a Côte d'Ivoire, reforçando a pressão da comunidade internacional que não reconhece a reeleição de Laurent Gbagbo à presidência.
Alassane Ouattara foi dado vencedor nas presidenciais de 28 de Novembro pela Comissão eleitoral independente (CEI) com 54,1% dos sufrágios, mas o Conselho constitucional optou por Laurent Gbagbo, invalidando esses resultados e proclamando esse último presidente com 51,45% dos votos.

Fonte: Angolapress - 13.12.2010

Sem comentários: