quinta-feira, dezembro 16, 2010

Exército ivoiriense responsabiliza ONU pelas manifestações na Côte d'Ivoire

O Exército ivoiriense responsabiliza o representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na Côte d'Ivoire, Young-Jin Choi, pelas violências que possam surgir das marchas dos partidários de Alassane Ouattara, declarado pela Comissão Eleitoral Independente (CEI), vencedor da segunda volta do escrutínio presidencial de 28 de Novembro último, previstas para quinta e sexta-feiras em Abidjan, de acordo com .um comunicado divulgado quarta-feira à noite nas antenas da Rádio-Televisão Nacional (RTI)
"O general Philippe Mangou, chefe do Estado-Maior do Exército, e todas as Forças de Defesa e Segurança (FDS) responsabilizam Choi pelas consequências imprevisíveis resultantes destas ações projetadas", sublinha o comunicado lido pelo porta-voz do Exército, o tenente-coronel, Gouhourou Babri Hilaire.
Segundo ele, informações na posse do Estado-Maior das Forças Armadas indicam que o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Côte d`Ivoire apoia estes projetos.
No entanto, "estas marchas com características de uma ação de força, que portanto perturbam a ordem pública, só têm como finalidade opor inocentes populações às forças regulares de manutenção da ordem pública".
Porém, o porta-voz do Exército pediu "a todos os amantes da paz preocupados com a estabilidade da Côte d`Ivoire para se absterem de se associar a tais ações perigosas".
O Exército lançou um apelo aos Ivoirienses "para que continuem a exercer calma e tranquilmente as suas atividades diárias que lhes garantem o bem-estar social".
A Coligação dos Houphouetistas para a Democracia e a Paz (RHDP) cujo candidato, Alassane Ouattara, foi proclamado presidente dq Repúlica, pela Comissão Eleitoral Independente (CEI), no termo da segunda volta da presidencial de 28 de Novembro passado, apelou para uma "marcha pacífica", nesta quinta-feira em direção à Rádio Televisão Ivoiriense (RTI) para instalar nela novos dirigentes nomeados pelo Governo de Ouattara.

Fonte: panapress - 16.12.2010

Sem comentários: