quinta-feira, dezembro 23, 2010

Abertura da sessão especial do Conselho dos DH da ONU

Genebra - Uma sessão especial do Conselho dos direitos humanos ds ONU sobre a Côte d'Ivoire foi aberta hoje (quinta-feira) em Genebra, a pedido da Nigéria e dos Estados Unidos a fim de analisar um projecto de resolução que denuncia as "atrocidades" cometidas e apela ao "respeito da vontade do povo".

Os debates foram abertos as 10H21 (09H21 GMT).

No projecto de resolução, depositado pela Nigéria em nome do Grupo africano, o Conselho declara-se "profundamente preocupado pelas atrocidades e violações dos direitos humanos cometidos na Côte d'Ivoire" após a segunda volta das eleições presidenciais de 28 de Novembro.
A resolução pede também às partes que respeitem "plenamente a vontade do povo assim como o estabelecimento da democracia e do Estado de direito".
O documento deverá ser adoptado durante o dia pelos representantes dos 47 membros do Conselho dos direitos humanos.
Alassane Ouattara foi designado vencedor das presidenciais ivoiriense pela Comissão eleitoral independente com 54,1% dos votos, mas o Conselho constitucional, favorável a Laurent Gbagbo, invalidou estes resultados e proclamou a vitória do presidente cessante.
Desde então, a Côte d'Ivoire é vítima de violências entre os apoiantes dos dois campos rivais, que, de acordo com a ONU, causou pelo menos 50 mortes, cerca 200 mortes segundo a ala de Alassane Ouattara.

Fonte: Angolapress - 23.12.2010

Sem comentários: