quinta-feira, dezembro 16, 2010

Frelimo Impede Debate Parlamentar Sobre Revelações do Wikileaks

A oposição tem exigido do chefe de Estado e do governo para que esclareça o país sobre as alegações vindas a lume no portal Wikileaks.
Em Moçambique, o partido governamental reprovou, hoje, uma proposta da oposição para questionar o executivo sobre as alegações tornadas públicas pelo portal Wikileaks, envolvendo destacadas figuras do Estado em actos ilícitos, incluindo relações com narcotraficantes que operam no país. O Filipe Vieira falou com o deputado Daniel José, porta-voz da bancada parlamentar da Frelimo, a quem perguntou as razões para derrotar a moção apresentada pela oposição.
A Renamo, através do porta-voz no Parlamento, Arnaldo Chalua, lamentou a decisão da Frelimo.Posição idêntica foi assumida pelo MDM, através do seu secretário-geral, Ismael Mussá.
Entretanto, foi anunciado que o presidente Armando Guebuza irá ao Parlamento, na próxima segunda-feira, fazer um discurso sobre o estado da nação. A oposição tem exigido do chefe de Estado e do governo para que esclareça o país sobre as alegações vindas a lume no portal Wikileaks.

Fonte: Voz da América - 16.12.2010

Nota: 1. Escute aqui Daniel José porta-voz da bancada da Frelimo, recorde-se aqui o que se escreveu sobre os deputados Margarida Talapa e Teodoro Waty também da bancada da Frelimo. Escute aqui o comentário do deputado Arnaldo Chalaua da Renamo e aqui o deputado Ismael Mussá do MDM.
2. Leia também no O País online: Frelimo “chumba” convocação do Governo para esclarecer “Wikileaks” e os respectivos comentários.

10 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que eu escutei, entre os tres deputados, o governo teve ir ao parlamento. Outra coisa so podemos esperar na segunda-feira dia 20 de Dez. so de dimisoes em grande escala da parte do gorverno. Porgue já nós estamos cansadíssimo destas fantachotas e abuso do poder

marvin

Anónimo disse...

Quando o bandi e' arbitro o que se pode esperar?

Anónimo disse...

dizia quando o Bandido e' arbitro o se pode esperar isto. Eta claro que a frelimo est caducada. deve ser acantonada. ja perderam o norte a muito tempo como se costuma dizer

Anónimo disse...

Mas os moçambicanos continuam a votar na Frelimo!
Têm o que merecem!
tiveram chance de votar um civil, engº Devez Simango.
Os deputados devem discutir problemas que matem fome aos moçambicanos, e consigam dinheiro para passar uma Quadra Festiva!
Wikileaks não enche barriga!É para distrair!
Bom Natal a todos.Que 2011, seja a perdição da Frelimo e o ressuscitar da consciencia dos moçambicanos!
Independencia ou morte, venceremos a Frelimo!

V. Dias disse...

O nosso amigo "Baniano" Karim (desculpa-lá) já os chamou de assassínos. Eu, julgando que aquela alma dos Abduls estava a ser duro de mais, pedi condescendência. Estava equivocado! Finalmente, hoje descubro que mais do que isso (assassínos) são candogueiros da droga, pior: assassínos do próprio povo.

Até 2f (voltarei ao ritimo normal).

ZICOMO

Abdul Karim disse...

Selecionador,

Voce agora decidiu dar nova alcunha ao teu responsavel de branding ?

Baniano ??

Fui promovido ? a baniano ? ja sai da categoria dos monhes ?

Voce Selecionador, Pah,

Eu sei, 'e sexta -feira, tas bem disposto. estas desculpado,

Festas Felizes para ti e Familia.

V. Dias disse...

Risos (eu sabia que não ias te zangar).

Era para ver se atraia a atenção das outras pessoas, da equipa adversária da nossa, portanto, das Rolas.

O nosso amigo Chacate acaba de comentar um e-mail que lhe enviei sobre a crise no Zimbabwe, epá, hoje é mesmo sexta-feira, pá, não é que o amigo Chacate concluiu o mail com uma ironia, diz ele que "o Zimbabwe está a caminho de uma monarquia". Não sei se enviei esse mail para o Reflectindo (que deve estar a dançar com o frio), caso não o enviarei com prazer.

O apelo do chefe do Estado hoje foi no sentido de que os moçambicanos na diáspora ajudem a desenvolver o país. Quando estão mal de mola aí se lembram de Karim, o monhe rico. Estou a rir, rili e riri mesmo, pá.

Contagiou-me o riso.

Abraços e, como disse, até 2 feira.

Zicomo

Abdul Karim disse...

'E muito bonito o apelo do chefe de estado,

E considero positivo ele considerar a "diaspora",

So que a ajuda da "diaspora" nao significa so dinheiro, mas, tambem e principalmente conhecimento que os da "diaspora" podem contribuir para acrescentar valor ao conhecimento ja existente ai na nossa terra actualmente,

Eu sempre estive pronto a ajudar, dentro do que posso,

Basta que me deiam opurtunidades, vou gerar emprego, que 'e um grande problema, conforme prometido, mas sem opurtunidades como vou poder acrecentar valor ?

Por outro lado, nao sei mesmo se 'e so discurso bonito ou mesmo convite pra accao, agente fica em duvida e enquanto o Ricardo nao der o sinal, significa que sao discursos,

Quando for pra accao mesmo, eu estarei presente, como sempre pra dar o meu contributo para o meu pais. Alias ja afirmei que vou voltar para Mocambique para trabalhar e ajudar o meu pais a crescer.

Ja agora, ainda nem passaportes tenho, ja 'e natal e fim do ano, e estou a reclamar os passaportes desde abril.

Anónimo disse...

Engana-se Karim, é "poeira para enganar incautos"!
"Mesmo que as vacas tussam" há algo por detrás disto tudo!
O Guebas anda a procura da "mão externa", ele pensa que está no estrangeiro.
Esqueceu que a "mão externa" é aquela que ajuda a economia moçambicana, com televisores que rendem 50 000 dólares cada um!
Neste momento disputada pelas "ALAS"!
E a 10 metros dele, está um!

Fungulamasso

Abdul Karim disse...

Sabes Fungulamasso,

O que mais admira nessas "fintas", 'e que no fim do dia, estao a marcar na propria balisa,

Eu nao consigo encontrar a o "raciocinio logico" nessas "fintas",

Na minha modesta opiniao, estao-se a engatar sozinhos, e o mais dificil de perceber 'e que ao invez de "agirem" e beneficiarem-se da accao, procura-se esse tipo de "fintas", e confirma-se a "tipologia" de atitude e caracter,

'E nosso pr, admira-me que nao tenha ninguem em seu redor, que lhe possa aconcelhar, mesmo em materia de negocios, a presenca dele em todos os negocios 'e muito mao pra reputacao dele,

Ha dias li no canalmoz que intelec vai fazer chapas de novas matriculas, isso fica mal, nao 'e negocio pra ter um presidente acinista duma empresa que faz chapinha de matricula carro,

Isso 'e por tudo a perder, depois de ter tudo a ganhar.

No fim do dia, se ele considerar a "diaspora" ele sai a ganhar, uma das estrategias da India para alavancar o desenvolvimento indogeno, foi mandar chamar a "diaspora" e por a disposicao dela as condicoes de trabalho, e governo indiano,

Mas, no fim do dia, o guebbas ;'e que sabe o que esta a fazer, ele 'e que escolhe os parceiros que ele acha melhor pra ele, nos so opinamos, e esperamos que algum dia exista de facto uma consideracao pela "diaspora" de forma que beneficie o pais todo.

e pra ja, que o governo tenha o bom senso e a amabelidade de providenciar passaportes nas embaixadas de modo que NOS mocambicanos na "diaspora" nao fiquemos privados da liberdade e identidade que 'e um direito nosso consagrado no CRM, que tambem fica muito mal, quando temos que justificar perante instituicoes internacionais e mundias quando questionados em relacao a essa nossa limitacao ( de nao ter passaportes), no ambito do desenvolvimento de actividades profissionais.