sábado, dezembro 18, 2010

Wikileaks: Presidente desviou 9 biliões de dólares do petróleo

Londres - O presidente sudanês Omar el-Bashir desviou nove biliões de dólares dos recursos de petróleo do país e o dinheiro foi depositado em bancos britânicos, segundo um telegrama diplomático americano revelado neste sábado pelo sete WikiLeaks.
O documento cita o promotor da Corte Penal Internacional (CPI), Luis Moreno Ocampo, como fonte da informação.
Segundo o magistrado argentino, citado pelo documento americano, os valores desviados pelo presidente sudanês podem alcançar nove biliões de dólares e a revelação das prácticas "poderia mudar a opinião pública sudanesa" a respeito de Bashir.
O telegrama afirma que o banco britânico Lloyds Banking Group pode ter informações sobre o paradeiro do dinheiro, mas a instituição negou qualquer relação com o presidente sudanês.
Omar al-Bashir é objecto desde Março de 2009 de uma ordem de prisão da CPI por crimes de guerra e crimes contra a humanidade em Darfur, região do oeste do Sudão. A Corte adicionou este ano acusações por genocídio contra o presidente sudanês.
A guerra civil em Darfur, que começou em 2003, provocou 300.000 mortos e deixou 2,7 milhões de desabrigados, segundo a ONU. Cartum cita 10.000 mortes.

Fonte: Angolapress - 18.12.2010

6 comentários:

Abdul Karim disse...

9 bilioes sao equivalentes a 9 anos de nosso OGE, e sem pedir nenhum tostao de esmola a quem quer que seja,

com 9 bilioes, ele vai morrer sem gastar e nem acabar, aquele dinheiro esta la guardado e ele perde toda credibilidade, prestigio e respeito do seu Povo e internacional, pra acumular numeros que nem sao "comiveis" por ele, ou pelo Povo dele,

Sao essas situacaoes que nao consigo compreender, ele pode ter 9 bilioes porque trabalhou e ganhou de forma licita, mas ao "desviar" pra por nun banco estrangeiro 'e pobreza de espirito dele, e hoje nem mesmo devolvendo ou pagando 9 bilioes pela credibelidade, honra e respeito, nao vai conseguir obter,

Entao numa situacao dessas podemos concluir que os valores, credibelidade, respeito, honra sao superiores a furtuna que ele tem, uma vez que ela nao 'e licita, entao perdeu o seu valor, ainda que tangivel vale 9 bilioes, nao tem valor em honra e respeito , ate 'e negativo em valores.

Isso 'e o que esta dificil de alguns lideres entenderem.

Anónimo disse...

Muitos dos leaderes Africanos fizeram parte das assimetrias ja existentes entre Europa e a Afrika porque eles sempre depositaram essses dinheiros nos bancos fora da Afrika.Por outro lado é desse dinheiro que a Europa dá emprestimo na afrika para mais tarde se pagar juros tao elevados, Governos Afrikanos podiam aplicar uma lei que so permite deposito dentro da Afrika, sei que é um sonho. Ele nao é o único, e nao será o último.

Marvin

Abdul Karim disse...

Marvin,

As leis nao moldam o caracter.

A educacao 'e que molda o caracter.

Anónimo disse...

Abdul,

Que o ano 2011 lhe reserve boa saúde, muito trabalho e prosperidade.
Só para comentar que o articulista
sobre o M. Bachir (não quero ser advogado de um trucidador), deve ter feito mal a conversão-moeda local para USD.
Quem paga os valores é a China, e os volumes de negócio com Sudão não dariam este valor.
Serão 90 milhões de USD, valor que também é Crime contra Mãe África.
Quando refere que os bancos Ocidentais utilizam o dinheiro,É VERDADE, aprenderam com os suiços.
A culpa é do próprio mercado livre-já não há Ocidente ou Leste (porque o capital do Banco -public shares/shareholders)-pode ser árabe, chinês, russo, Americano, portugues,etc), porque tudo o que vem a rede É BOM PEIXE.
Em relação ao nosso OGE, ele é curto (deveriaia ser 2,5 vezes mais) e peca por FALTA de inteligência/empreendedorismo/realismo da Frelimo.É um OGE que é praticamente "individualista" e "sem lei" que o suporte em relação ao investimento do Estado, sobre a TERRA-único capital do povo africano.


Fungulamasso

Abdul Karim disse...

Obrigado, Fungulamasso.

Desejo lhe mesmo para 2011.

Anónimo disse...

Num país pobre como o Sudão roubar 9 biliões, sem que ninguém tivesse notado há mais tempo, é pouco credível. Além disso, tais enormes quantias só poderão advir do petróleo, recurso natural que é partilhado entre o governo de Cartum e SPLA (Sudan People's Liberation Army).