quinta-feira, dezembro 09, 2010

Conselho de Segurança da ONU reconhece Ouattara e condena Gbagbo

O Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas declarou quarta-feira à noite o seu apoio a Alassane Dramane Ouattara como Presidente eleito da Côte d'Ivoire e advertiu o chefe de Estado cessante, Laurent Gbagbo, contra qualquer tentativa de "subverter a vontade do povo livremente expressa na segunda volta das eleições presidenciais de 28 de Novembro último".
Esta posição consta duma declaração unânime dos 15 membros Conselho de Segurança emitida na sede das Nações Unidas em Nova Iorque (Estados Unidos), no termo de prolongadas negociações com Rússia que desistiu finalmente das suas reticências iniciais.

As reticências da Rússia, um dos nove membros permanentes do Conselho detentores do direito a veto, conduziram ao bloqueio sexta-feira passada da adoção do texto ora aprovado.
No documento agora adotado, os 15 membros do Conselho instam todas as partes a respeitar os resultados oficiais do escrutínio de 28 de Novembro que, segundo a Comissão Eleitoral Independente (CEI) ivoiriense, foi ganho por Ouattara com 54,1 porcento dos votos contra 45,9 de Laurent Gbagbo.
"Tendo em conta a decisão da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) que reconhece Alassane Ouattara como Presidente eleito da Côte d'Ivoire e representando a voz expressa livremente pelo povo ivoiriense (...) os membros do Conselho apelam para que todas as partes respeitem os resultados das eleições", sublinha o documento.
Por outro lado, prossegue, o Conselho de Segurança está pronto a impor medidas dirigidas contra as pessoas que tentarem ameaçar o processo de paz e obstruírem o trabalho da missão da ONU no país.

Fonte: Panapress - 09.12.2010

Sem comentários: