quinta-feira, dezembro 30, 2010

Delegação da CEDEAO volta à Côte d'Ivoire no início de Janeiro de 2011

A delegação da CEDEAO que se deslocou à Côte d'Ivoire terça-feira, deverá retornar a este país a 03 Janeiro próximo, no quadro da continuação dos esforços para encontrar um meio de tirar o país do impasse eleitoral.
O Presidente em exercício da CEDEAO e chefe do Estado da Nigéria, Goodluck Jonathan, anunciou quarta-feira esta retomada de concertações durante um briefing organizado após se ter reunido com a referida delegação em Abuja, a capital federal da Nigéria.
Informações resultantes deste briefing são vagas, no entanto fontes próximas da CEDEAO declararam à PANA que "negociações estão aparentemente em curso".
Três Presidentes da África Ocidental, designadamente Pedro Pires de Cabo Verde, Yayi Boni do Benin e Ernest Bai Koroma da Serra Leoa, acompanhados pelo presidente da Comissão da CEDEAO, James Victor Gbejo, deslocaram-se a Abidjan, a capital económica da Côte d'Ivoire) terça-feira para transmitir ao Presidente ivoiriense, Laurent Gbagbo, a decisão da organização regional segundo a qual ele deve ceder o poder voluntariamente, sob pena de ser obrigado a fazê-lo.
A delegação manteve encontro igualmente com o vencedor presumível da segunda volta da eleição presidencial ivoiriense de 28 de Novembro, Alassane Ouattara, bem como o chefe da Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI), Choi Young-jin.
Uma reunião dos chefes dos Exércitos dos países da CEDEAO, iniciada à porta fechada em Abuja terça-feira, prosseguiu nesta quarta-feira, aparentemente, para preparar a logística dum eventual uso da força contra Laurent Gbagbo.
Gbagbo e Ouattara reclamam ambos pela presidência da Côte d'Ivoire, o que leva a recear que esta crise culmine numa outra guerra civil.

Fonte: panapress - 30.12.2010

3 comentários:

Anónimo disse...

Mas porque é que nao empuram este gajo? Ele está a dar aulas obrigatórias e Antidemocraticas os seus hómologos Africanos: por exemplo no Zimbabwe, Angola, Moçambique, e mesmo no Kénia

para 2011 sucessos para todos.

Marvin

Reflectindo disse...

Marvin,

Talvez estejam a espera que ele provoque maiores danos. E não vai provocá-los ou não está os provocando?

Jone N disse...

Este eh o nosso problema. Problema Africano. Ninguem quer deixar o poder democraticamente. Estes fulanos sao tipicamente da escola de Nachingwea. Nao largam nada, so com as armas se resolve. Porque esperar 3 de Janeiro de 2011.