domingo, dezembro 26, 2010

Abandono, rejeição e adoração (2)

Culto de personalidade

Quando Verónica Macamo convidou o Chefe do Estado para dirigir-se à Nação, a bancada da Renamo retirou-se da sala. Enquanto isso, a bancada maioritária ovacionava a descida de Armando Guebuza à tribuna da magna casa.
Intitulado “Os desafios para a segurança alimentar e nutricional”, o primeiro informe do PR na presente legislatura teve o condão de ser ovacionado 19 vezes pela bancada da Frelimo. Uma média de duas ovações por página. Foi nesses intervalos que Armando Guebuza aproveitava para beber água. A primeira vez foi na nona ovação e a segunda na 16ª.
Mas a mais delirante ovação aconteceu quando Guebuza pronunciou as últimas palavras: “Muito obrigado pela vossa atenção”. Houve uma vaga de aplausos da bancada da Frelimo, com todos os deputados em pé e a acompanhar a retirada do PR do pódio. Já na tribuna de honra, Guebuza fez um gesto para que os deputados tomassem os seus lugares, mas estes insistiam em prestá-lo o culto. O PR acenou com a mão, sorrindo para os deputados. Estes responderam com alegria e intensificaram ainda mais os aplausos. Volvidos aproximadamente cinco minutos, a devoção amainou e o Armando Guebuza pôde se sentar.

Fonte: Savana in Diário de um sociólogo - 24.12.2010

2 comentários:

V. Dias disse...

É a nossa doença, o nosso cancro; a Frelimo sempre foi assim, sempre agiu assim. É assim e há coisas, caro Reflectindo, que não tem fim. Uma dessas coisas é a conduta da Frelimo.

Duas ou mais vezes, na altura do Chissano, assisti informes destes à nação. Para além de não dizer absolutamente nada, era ovacionado como criança.

Fazer o quê mesmo???

Zicomo

Anónimo disse...

Assim o Guebuza se sente satisfeito?! Acha que tem bons conselheiros para dirigir o país?! É uma vergonha Africa inteira.