terça-feira, agosto 25, 2009

Anibalziho em “show” de desinformação televisiva

A CAMINHO DE MAPUTO

...falou telefonicamente a Televisão privada STV e tentou ele também acusar o antigo Comandante-geral da Polícia, Custódo Pinto e o assassinado Director da Ordem da PRMCidade, Feliciano Juvane como tendo sido os que lhe facilitaram a sua saída juntamente com os seus comparsas, Todinho e Samito das celas do Comando onde se encontrava encarcerado.

Aníbal dos Santos Júnior, vulgarmente tratado por Anibalzinho já começou a dar o seu “show” nos midias locais mesmo antes de voltar a pisar a terra que o viu nascer e onde estava a cumprir uma pena de 29 anos de prisão maior, por envolvimento na morte violenta do jornalista Carlos Cardoso, em Novembro de 2000.
Anibalzinho a que lhe foi concedido, pelas autoridades prisionais da África do Sul, a oportunidade na Cadeia de Máxima Segurança, em Pretória para se comunicar com seus familiares ou advogado, em Maputo, invéz de se comunicar com quem a lei sul-africana permite optou por falar para a Televisão Privada STV, onde abordou alguns aspectos da sua última evasão misteriosa dos calabouços do Comando da Polícia da Cidade de Maputo.
Dando sinal de uma lição mal decorada, Anibalzinho quando questionado pelo jornalista da STV como teria conseguido se escapulir das celas, prontamente respondeu que teria sido um tal Costa Pinto que é o antigo Comandante-Geral da Polícia, só que essa personalidade acusada de facilitador da sua fuga, não se chama Costa Pinto, mas sim, Custódio Pinto.
Com esta resposta, logo o mecânico do Alto Maé demonstrou ter a lição mal aprendida, aliás, fez recordar um dos antigos candidatos à Ponta Vermelha, Neves Serrano que dizia ter sido formado numa Universidade na RDA, mas que, não se recordava do nome da instituição em que frequentara até se formar cientificamente.
Entretanto, a diferença entre estes dois, é que Anibalzinho tem “costas quentes” de alguém ou de um grupo de pessoas que o manipulam e o municiam financeiramente e não só, mas, para não só se evadir das cadeias, como para veicular e não veicular algumas coisas importantes conexadas com o assassínio do jornalista Carlos Cardoso.

Anibalzinho e a política

Anibalzinho poderá desembarcar a qualquer momento no Aeroporto Internacional de Mavalane vindo da África do Sul onde se encontrava escondido, após se evadir ou facilitado das celas do Comando da Polícia, em Dezembro do ano passado.
Capturado pela Polícia Sul-Africana, aliás, ele no telefonema a STV dizia que apenas se entregou as autoridades, pois, as pessoas que sustentavam a sua estadia na terra do rand deixaram se honrar com os seus compromissos, então, ele se encontrava sem nenhum tostão para continuar a carregar a “cruz da morte”, enquanto os cúmplices se encontravam no bembom, em Maputo.
Esta informação contradiz com a das autoridades sul-africanas que afirmam a “pé juntos” que ele foi detido por ser emigrante ilegal e possuidor de armas ao que, posteriormente, foi descoberto ser o procurado pelas autoridades moçambicanas, daí, ter sido, imediatamente, encaminhado para a Cadeia de Máxima Segurança, em Pretória, onde foi se juntar a outro moçambicano considerado o mais perigoso dos criminosos que pululam na RAS, Ananias Mathe.
Entretanto, comentários da praça dizem existirem mãos estranhas na captura de Anibalzino, com maior enfoque para as quezílias existentes no seio do Partido Frelimo.
Uns dizem que Anibalzinho poderá servir de trunfo da Frelimo na sua campanha eleitoral, mas outras, afirmam que, o seu regresso visa, essencialmente, fragilizar e provocar tumultos no candidato da Frelimo, Armando Guebuza.
Fontes partidárias muito próximas a figura de Armando Guebuza referem que, Guebuza não precisa e nunca necessitará de um bandido para ganhar as eleições. Então, avançam as mesmas fontes, que só as guerras intestinais poderão explicar o que estará no meio do regresso do mecânico do Alto Maé.

(Paulo Machava)

DIÁRIO DE NOTÍCIAS – 25.08.2009

Retirado do Mocambique para todos

16 comentários:

Matsinhe disse...

Em que é que a FRELIMO não está metida?

João tossiu, a FRELIMO está lá.
Pedro não respeitou sua condição de doente com problemas cardíacos, fazendo o que não devia, a FRELIMO está lá.
Carlos caiu da cama, a FRELIMO está lá (até se descupabiliza o Carlos por não conhecer os limites da sua cama ou por não fazer nada para evitar a entrada da "FRELIMO" que o deixa cair da cama);
Há quezílias entre membros da FRELIMO, esquecemos aqueles membros e é a FRELIMO.
Daqui há pouco...
Engraçado é quanto tentamos minimizar as coisas boas dessa mesma FRELIMO quando se trata de infreestruturas construídas, economia a sair do 0 etc.
Epa, até cansa.

Shirangano disse...

Moçambique prossegue nas suas habituais mediocridades. Nada de novo. Mas o que me causa agonia é ver indivíduos enviesados incapaz de se humanizar e ainda por cima com os sentidos embotados, ou melhor, deparar-se com uma atitude de fanatismo crasso. Pobre de ti, Moçambique!
Um abraço.

Matsinhe disse...

Shirangano, se a FRELIMO em tudo te causa aversão que até te cega a capacidade de analisar para além da sua frustração sinto muito. Sempre que o assunto é FRELIMO vens com o seu sarcasmo de... epa. Até cansa. És incapaz de responder às perguntas que coloco? Deixa te estar ninguém te condenará por isso. Não concordas comigo? É seu direito. Agora chamar fanatismo crasso por perguntar porque razão a FRELIMO teria que ser metida se enchesse de porrada pela sua má criação é que brada aos céus.
Cresça. Já te disse noutro lado.

Reflectindo disse...

Não sei se eu preciso de comentar sobre este assunto de Anibalzinho de que sei que ele comecou por falar da Frelimo logo na primeira detencão. Lembro-me que ele falou duma carta. Depois falou mais e mais e mais coisas e não menos sobre as suas saídas constantes.

Quem dirige o aparelho judiciário em Mocambique? O nosso aparelho judiciário tem algum sinal de independência? Quantos casos ligados ao partido no poder que não são julgados?

Quanto às infraestrutura construídas é uma parte do dever de quem governa. Uma coisa é dever, isto é obrigatoriedade, outra é desvio ao dever.

Viriato Dias disse...

Que vergonha. Caiu a mascara do Sistema.

Um abraço

Linette Olofsson disse...

Sinceramente!!!!
em que País vivemos? É este o Moçambique que todos nós sonhamos ter?
O que se passa com Anibal dos Santos Júnior,demonstra o que muitas vezes já foi dito, a fragilidade e falta de confiança no sistema judiciário, uma verdadeira ameaça ao Estado de Direito.

Gostaria de ouvir a opiniao do garante da legalidade, Augusto Paulino.
Deve andar muito preocupado com os processo dos canditatos chumbados??!!

JOSÉ disse...

A novela Anibalzinho é um escandalo que brada aos céus, chega de brincarem com o Povo!
Em democracias funcionais, a Frelimo seria fortemente penalizada nas eleições somente em função deste vergonhoso caso.

Anónimo disse...

Parabens Comandate Jorge Khalau,
prometeu recapturar todos fugitivo e hoje concluiu a promessa.
É notável o facto do crime violento ter reduzido drasticamente ao nivel da Cidade de Maputo.
As recuperações das viaturas roubadas e neutralização dos bandidos tem sido uma constante nas últimas semanas.

Júlio Mutisse disse...

Matsinhe, há de facto uma psicose generalizada que liga tudo, ou quase tudo, o que acontece à própria FRELIMO.

Os agentes do Estado e o próprio Estado chegam a ser desacreditados a favor das declarações de um criminoso;

Não é de hoje que o nome da FRELIMO é mencionado nesta intrincada história que envolve anibalzinho. Lembrar que depois da consumação do crime que vitimou Cardoso, Anibalzinho saiu do país num carro no qual tinha substituído a matrícula original, por uma de um carro pertencente ao Partido. Não será difícil de "imaginar" as razões para tal.

É possível que alguém pense que era para "garantir impunidade", eu prefiro pensar que a ideia era politizar o crime.

Quanto a quem "manda" no judicíario, prefiro nem me pronunciar. O país cresce e a quem prefere não ver esse crescimento. Eu prefiro acreditar ainda nas pessoas e na dinâmica que sejam capazes de dar. Ninguém dava cavaco ao CC e está ai a colher consensos...

Reflectindo disse...

Caro Mutisse,

Ainda bem que faz retrospectiva sobre o caso Anibalzinho para deixar de ser um caso de hoje. Acho que o que deviamos questionar é como oo o que faz com que o Anibalzinho se liga à Frelimo. Para mim, é aí onde a própria Frelimo nunca se concentrou ou nunca foi capaz de se concentrar. Com nunca foi capaz de se concentrar, quero me referir de membros da Frelimo que gostariam separar a Frelimo como partido a membros da Frelimo ligados ao crime organizado usando o nome desse partido no poder. Quantos são aqueles primeiros e que poder têm?
Para muitos incluindo-me, é dificil acreditar que as saídas e entradas não sejam orquestradas por pessoas que se protegem pelo nome do partido no poder. E quem seria se bem que todas e todas as chefias, na justica, na polícia, na administracão pública, etc, são preenchidas pelos membros do partido Frelimo? Quem seria mais??? Alguém acredita que as saídas do Anibalzinho são organizadas por um simples guarda da cadeia?

A verdade manda dizer que é o proteccionismo que liga isto e outros casos à Frelimo. Ninguém disse ou diz que é impossível que indivíduos ligados ao crime organizado fazem-se passar pelo Frelimo. Lembremo-nos ainda que Anibalzinho chegou de afirmar que era membro da Frelimo. Mas a penetrabilidade da Frelimo pelos criminosos cabe à própria Frelimo questionar-se, investigar e tomar medidas.

Uma vez discutímos sobre os que praticam o crime eleitoral, detectados e com nomes, mas que se forem ligados e a favor do partidão, ninguém os mexe. E eles dizem publicamente que ninguém os mexe. Pego o caso dos crimes eleitorais e pegarei sempre, porque é um dos casos com nomes e bem claro que estão ligados à Frelimo. Portanto, é um caso concreto em que não há como refutá-lo. Mas se forem da oposicão acabam indo à cadeia e mesmo julgados e condenados. Como é que a Frelimo não atrai assim a criminosos?

Meu caro amigo Mutisse, qualquer partido que vier ao poder em Moçambique será tentado e aproveitado pelos criminosos que procuram protecção para gozarem da impunidade. Então, cabe a esse partido lutar pela impenetrabilidade. E como sabes, a separação dos poderes ajuda bastante para que os criminosos não se façam passar por exemplo pelo partido do poder. Mas há muito mais.

Abraço

Nunoamorim disse...

Caros,

Será que as nossas mentes andam tão "prostituídas" a ponto de pensar que são partidos políticos que tiram os reclusos da cadeia?

Será que pensamos que partidos políticos tem como agenda matar cidadãos?

É engraçado que para vocês a Frelimo é responsável por todas coisas más que acontecem em Moçambique. Mas quando se trata da construção da ponte sobre o Zambeze, da Reversão do Cahora Bassa, a extensão do ensino superior para todas provincias do país, redução do analfabetismo em 10%, cobertura da telefonia móvel em quase todas capitais distritais, acesso a energeia para cerca de 3 milhões de pessoas, eliminação da lepra como problema de saude publica, transformação dos distritos como pólos de desenvolvimento...etc, aí os louros já não são da Frelimo.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Caro Nuno Amorim

Não trouxeste nada de novo...

Quanto às infraestruturas construídas é uma parte do dever de quem governa. Já respondi isso a Matsinhe, Uma coisa é dever, isto é obrigatoriedade, outra é desvio ao dever.

Como não entendes, deves estar a elogiar o governo colonial que construiu as nossas lindas cidades (maputo, Beira, Nampula, Pemba, etc), as pontes da Ilha de Mocambique, Lúrio, (HCB Cabora Bassa), as linhas fêrreas, por ter instruido academicamente a Guebuza, Chissano, Dhlakama, os teus primeiros professores, construído a Universidade Eduardo Mondlane. Se fazes isso, esse é o teu problema. Eu não tenho que elogiar ao governo colonial nem pelo facto de eu ter feito o primeiro ano do cíclo preparatório nesse tempo. Não devo nada a nenhum governo, quanto muito devo ao povo mocambicano, à nacão, à pátria. Um governo faz seus deveres que não justificam os desvios.

Pense pelos deveres e responsabilidade do governo neste caso e outros sem arranjar desculpas.

Nunoamorim disse...

Reflectindo,
procuras transmitir a mensagem de que o país está de "tangas".
Estou com a sensação que, para si, a captura do Anibalizinho foi um erro.

Dá-me a sensação que a oposição, por falta de matéria para acusar o governo, fazem do copo de água uma tempestade.

A verdade é que o país está a mudar e para melhor. Não é por acaso que temos muitos investimentos externos e Moçambique é classificado por todos como um país recomendável a investir.
Não é por acaso que temos milhares de europeus, africanos, asiáticos, etc, a pedirem a nacionalidade moçambicana. Nenhum ser racional pede a nacionalidade ou investe num país de "tangas".

O nosso sistema de justiça melhorou muito. Temos juizes e procuradores com formação superior em praticamente todos distritos. A procuradoria voltou a ser acreditada. Aparentemente ja não existem intocaveis.
A famosa criminalidade violenta que fustigou a cidade do Maputo passou para história.

Meu compatriota,
doa a quem doer, o país está a avançar. É por isso que tenho orgulho em ser moçambicano.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Nuno Amorim

Estás a trazer aqui assunto que não tem nada a ver com as dispensas do Anibalzinho. O resto, AS MENTIRAS QUE PRETENDES INCULCAR, trataremos em temas próprios e eu sei como tratá-lo.

O que questionamos em primeiros é quem dá FÉRIAS a Anibalzinho.

Quem que quando lhe apetece tira Anibalzinho da Cadeia Civil? Concentre-te nisto pelo menos aqui neste espaço.

Nunoamorim disse...

Quem pretender fazer uma leitura despolitizada das fugas do anibalzinho, recomendo que leia o artigo publicado no blog http://moziepoliticando.blogspot.com/.

Amigo Reflectindo,
quem está por trás das fugas do Anibalzinho são pessoas e não partidos politicos, como pretendes supor.
As constantes recapturas do Anibalzinho mostram que o Governo moçambicano não está interessado em ter esse perigoso cadastrado fora da cadeia.

Procure fazer uma leitura sem o karma da Frelimo, provavelmente tirarás ilações positivas que poderão contribuir para o constante melhoramento do nosso sistema de justiça.

Um forte abraço e bom fim de semana

Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Caro Nuno Amorim

1. A tua recomendacão não é suficiente para explicar o problema de que estamos aqui a falar ou o que mais nos preocupa - as saídas da cadeia de Anibalzinho e o real mandante de Anibalzinho para assassinar Carlos Cardoso.

2. Parece-me que és tu e mais outros que lêem mal o que se escreve e mal interpretam o que se falava. Se leres ou escutares com atencão, entenderás que se fala de pessoas DENTRO DA FRELIMO estar ligada às saídas, criminalidade, corrupcão, etc. Todos nós sabemos que participar no crime não está no partido Frelimo; todos nós sabemos que há membros da Frelimo que não estão ligados ao crime organizado. O que está em questão é se estes que não estão ligados a esse mal, têm algum poder dentro da Frelimo. Eu suspeito que não.

3. Quem recaptura Anibalzinho não é o governo mocambicano ou a polícia mocambicana. Anibalzinho é tirado da cadeia de máxima seguranca, provavelmente escoltado, e passa a fronteira sem nenhum problema. E para onde vai as condicões estão arranjadas, arranjados como são os seus documentos em Mocambique. Quem sempre recaptura Anibalzinho é a polícia doutros países, sendo duas vezes por polícia sul-africana e uma pela polícia canadiana.

4. Sabemos que para o caso Carlos Cardoso conseguiu-se julgar e condenar os executores, pela pressão do governo norueguês, um dos maiores doadores do nosso país. A Noruega fez pressão porque Carlos Cardoso se casa com uma cidadã daquele país.

5. Ao contrário, o caso provavelmente mais fácil para encontrar os executores pelo menos, está aí sem criminosos. Falo do caso do malogrado António Siba-Siba.

6. Continuo a dizer que o que está em causa não são as recapturas que se fazem de fora, mas as suas saídas da cadeia de máxima seguranca. Veja como as saídas do Anibalzinho já criam vítimas mortais, como foi o caso do Todinho.

7. Finalmente, se as pessoas estão dentro da Frelimo ou por ela se fazem passar, cabe a esse partido purificar-se. Eu propus aqui que um partido, sobretudo no poder, tem que evitar que seja capturado pelos criminosos.

Desejo-te também um bom fim de semana.