sábado, agosto 22, 2009

Reflexões sobre Parcerias Público-Privadas no Financiamento de Governos Locais

Por Eduardo J. Nguenha

Nos últimos 60 anos a população urbana mundial tem registado transformações significativas. De 1950 a 2005 a população urbana mundial quadruplicou atingindo 3.2 bilhões de habitantes, com cerca de 11% destes nas cidades africanas (UCLG, 2008; UN, 2008; 2007). De acordo com as Nações Unidas (2008) a população urbana mundial em 2008 correspondia a 50% da população global, projectando-se que até 2050 a mesma atinja 6.2 bilhões de habitantes, com cerca de 83% (5.3 bilhões) destes habitantes vivendo nas cidades dos países em desenvolvimento.
O rápido crescimento da população urbana cria um gap entre as demandas e a disponibilidade de infra-estruturas e serviços públicos urbanos. As novas demandas, associadas a um processo crescente de descentralização de responsabilidades dos governos nacionais para os locais, que tem tomado espaço nos países em desenvolvimento, incrementa a necessidade de mais recursos e de políticas sustentáveis de financiamento de infra-estruturas económicas e sociais. Estima-se que nos próximos 20 anos as necessidades anuais de investimento em infra-estruturas públicas nos países em desenvolvimento atinjam cerca de USD600 bilhões e destes USD200 milhões sejam necessidades anuais de financiamento dos governos locais para infra-estruturas (UCLG, 2008; The World Bank, 2005). Perante tamanha demanda, as tradicionais formas de financiamento dos governos locais, nomeadamente, a tributação (impostos, taxas e tarifas), as transferências fiscais dos governos nacionais, donativos e créditos têm, por várias razões, atendido apenas a uma parte das necessidades de investimento público. Nestas circunstâncias, uma das formas alternativas de financiamento dos governos locais que tem sido adoptada é a parceria entre os sectores público e privado. É sobre esta forma de financiamento que nos propomos a reflectir.
Uma parceria público-privada (PPP) pode ser definida como uma relação entre o Estado (através das suas instituições) e o sector privado em que o primeiro, sem que seja por via de privatização, envolve o segundo no fornecimento de bens/serviços públicos. O envolvimento do sector privado pode se limitar a uma ou a todas as fases de concepção do projecto, da construção, do financiamento e da operação da infra-estrutura durante um período após o qual a propriedade reverte-se a favor do Estado (Rocha e Horta, 2005). Assim, as combinações possíveis nas PPP podem ser a contratação do agente privado para (i) projectar e construir uma infra-estrutura pública com o financiamento do Estado; (ii) projectar, construir com o financiamento do Estado e operar uma infra-estrutura pública (build, operate and transfer – BOT); (iii) projectar, construir com financiamento próprio e operar uma infra-estrutura pública (design, build, finance and operate – DBFO), sendo que neste caso a propriedade da infra-estrutura não se reverte a favor do Estado; e (iv) projectar, construir com financiamento próprio e operar, recuperando os custos através da cobrança de taxas ou tarifas aos usuários do serviço fornecido (o exemplo aproximado no caso moçambicano é a construção da estrada N4 cuja utilização é paga nas portagens estabelecidas ao longo da via). Como se pode depreender, esse exercício constitui uma forma de o Estado transferir para o sector privado os riscos e os custos de projecção, de construção e operacionais (Camargo, 2004; Leitch e Motion, 2003).
As modalidades DBFO e concessões são preferenciais para governos financeiramente deficitários pelo facto de serem as únicas que garantem a transferência conjunta do risco e de custos de financiamento do sector público para o sector privado. Os governos locais dos países em desenvolvimento têm usado comodamente estas modalidades pela possibilidade que se apresenta de aumentarem os seus investimentos em infra-estruturas e prestação de serviços públicos, sem aumentar o seu endividamento, nem aumentar a carga fiscal, nem reclamar mais comparticipação do governo central, nem de ter que utilizar a sua capacidade administrativa (muitas das vezes fraca) e ao mesmo tempo transferirem parte do risco e custos de investimento para o parceiro privado.
Contudo, o envolvimento dos governos locais em PPP, particularmente em BOT, DBFO e concessões é susceptível a uma reflexão profunda de todos. A transferência do risco e de custos pelo sector público para o sector privado tem, para além de riscos económico-financeiros, riscos políticos inerentes.
Uma primeira questão a considerar é o nível do risco que os governos locais são capazes de estimar e transferir para o privado. O ideal seria transferir completamente o risco do investimento, porém isso é difícil por razões de vária ordem. Quanto menor for a parcela do risco transferido para o privado, mais o investimento se assemelha a um investimento público. Porquanto, sendo impossível estimar e transferir totalmente o risco, o custo de investimentos das PPP deveria ser assumido como se fosse um empréstimo do privado com todos ou uma parte dos custos contabilizados no investimento público. Estas modalidades de PPP exigem por parte dos governos uma capacidade técnica enorme de estimação do risco e de negociação com o sector privado. Por isso, há toda a necessidade e cuidados a ter com as PPP para evitar que investimentos públicos sejam disfarçados em investimentos privados.

Continue todo o artigo aqui: http://www.iese.ac.mz/lib/publication/outras/ideias/Ideias_18.pdf

9 comentários:

Anónimo disse...

Awesome! Its really awesome piece of writing, I
have got much clear idea about from this paragraph.



My homepage ... http://kreowaniezieleni.pl/

Anónimo disse...

Ηi, I want to subscrіbe for this webpage to obtаіn newest updаtes, thus wherе can i ԁo it pleаse helр
out.

Feel free to visit my ѕite :: projektypolskie.pl

Anónimo disse...

It's not my first time to visit this web page, i am visiting this web page dailly and obtain pleasant information from here daily.

Have a look at my web page: http://djgalix.pl/

Anónimo disse...

Thiѕ ρaragгaρh will help thе
іnternet peορle for cгеating new website оr even a blog fгom stагt to enԁ.



Feel free to ѕurf tо my web pagе:
click through the up coming internet page

Anónimo disse...

Terrific work! That is the kind of іnfо that are meant to be shared across
the internеt. Diѕgrace on Google for nο longеr
positiοning thіs publiѕh uρρeг!
Come οn over and talk over ωith my website .
Thanks =)

My wеb blοg ... rockpeck.com

Anónimo disse...

Supегb blοg! Do you haνe anу recommendations
for aspiring writeгs? I'm hoping to start my own blog soon but I'm а little lost on еveгything.
Would you ρrоρose startіng
with a fгеe platfοrm like Wοгdpresѕ or
go for а pаid oρtion? Тheгe arе so many choices out thеre thаt I'm completely overwhelmed .. Any tips? Appreciate it!

Check out my weblog: projektypolskie.pl

Anónimo disse...

Greеtings, There's no doubt that your web site could possibly be having browser compatibility problems. When I take a look at your website in Safari, it looks fine however when opening in IE, it has some overlapping issues. I simply wanted to provide you with a quick heads up! Aside from that, fantastic blog!

Here is my weblog okna drewniane

Anónimo disse...

I'm truly enjoying the design and layout of your blog. It's a νerу easy
on the eуes ωhich maκeѕ іt
much more ρlеaѕant for me to come here and visit more often.

Dіd you hіre out a designer to create yоur theme?
Supеrb work!

Here іs my weblog :: Learn Even More Here

Anónimo disse...

Eveгythіng iѕ ѵery орen with
a very сlеaг dеscгiptiοn οf the challenges.
Ӏt ωas really informаtiνe.
Youг websіte іs veгy helρful.
Τhаnκs for sharing!

Тake a look аt my web ѕite - bojler kospel