terça-feira, março 10, 2009

Dhlakama igual a si mesmo, mas como será a sessão da AR?

Infelizmente, qualquer acção política da Renamo de Afonso Dhlakama é previsível por qualquer pessoa que for. Não é preciso ser analista político ou dotado de quaisquer conhecimentos na área política para saber o que Afonso Dhlakama vai fazer para auto-destruir-se. Por essa razão, a Frelimo, nunca precisou em investir em nada para lograr das suas acções.

Se há meses falou-se de retirada das chefias na Assembleia da República de alguns quadros proeminentes como é o caso de Maria Moreno e Eduardo Namburete, hoje é uma realidade. Segundo o Notícias, Maria Moreno foi substituida por Viana Magalhães e Eduardo Namburete por José Manteigas. Assim, a acção não pegou ali onde a mão de Afonso Dhlakama não pôde atingir por inerência do regimento da Assembleia da República, principalmente no que diz respeito as chefias das comissões parlamentares.

Contudo, há ainda muito por esperar para ver. Tudo se provará quando a sessão da Assembleia da República abrir. Será que não vamos assistir as cenas semelhantes às da última legislatura quanto ao grupo Raúl Domingos? De recordar, a bancada da Renamo protestou de sessão em sessão para que os cinco deputados do grupo Domingos fossem substituidos por pessoas de confiança de Afonso Dhlakama. Quando o tal desejo foi gorado por não ter cabimento na lei, instalou-se uma confusão na AR, sobretudo, quando algum deputado do grupo de Domingos quisesse fazer intervenção. Os cinco deputados foram considerados independentes e gozavam de alguma simpatia da bancada da Frelimo e sobretudo do Presidente da Assembleia da República.

Os deputados que estão a ser afastados por Afonso Dhlakama, são dos que justificam pelo que são supostos a fazer na Assembleia da República, fazendo intervenções muito úteis, resultado de um trabalho de casa excelente. A recordar tem sido a questão do controle do cumprimento da legislação. Tenho em mim, que em nome dos moçambicanos e a bem da nação, o deputados como Maria Moreno, Eduardo Namburete, Ismael Mussa e outros não se manterão ao silência. A pergunta a colocar ainda é se na Assembleia da República haverá um ambiente próprio para intervenção destes deputados; se a bancada da Frelimo se simpatizará com estes deputados em caso de se instalar um ambiente semelhante ao da legislação passada contra o grupo de Raúl Domingos.

Dhlakama igual a sim mesmo, mas como será a sessão da Assembleia da República?

14 comentários:

Anónimo disse...

Penso que a Renamo, por graças de alguns momentos de lucidez, so antecipou aquilo que tarde ou cedo a Moreno e Namburete iriam fazer. Eles nunca esconderam a sua posição.

Bayano Valy disse...

eu quero ver como se comportará a ala mdm. que princípios vai avançar? os da renamo ou mdm?

Ximbitane disse...

Hiii, mais um abacaxi da perdiz, espero que tenham forças para o descascarem.

Anónimo disse...

Pela primeira vez acho que o Sr. DhlaKama está sendo coerente. Não esperava outra atitude depois de ter visto a Deputada Maria Moreno a manifestar publicamente o seu apoio ao Daviz. Inclusivamente acho que deveria ser a Deputada a colocar o seu lugar a disposição.
Queriam que depois daquele espectáculo transmitido pela TVM e STV a Sra. Maria Moreno ainda continuasse chefe da bancada? Haja respeito pelo Sr. Dhlakama.

Coerente foi Namburete, que apesar de estar a caminho do MDM, não fez festa por ainda respeitar o partido o qual representa na Assembleia da Republica.
Não é segredo para ninguém que Ismael Mussa, Maria Moreno, Edurdo Nambure e Colaço estão no MDM. Provavelmente estão a espera da altura certa para se entregarem com pompas e circunstancias.

É cobardia por parte de Ismael Mussa e Maria Moreno dizerem que ainda estão a reflectir em que partido irão militar...ate o meu enteado de 5 anos ja os descobriu.

Já que estamos a falar de coerência, queria aproveita a oportunidade para elogiar a coerência do Bloguista Nelson.

Ps. Jonathan, a aposta ainda está de pé?

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Acho que Dhlakama quis mostrar, mais uma vez, que quem manda no 'partido dele' é mesmo so ele. Que ninguem ouse 'transgredir' a sua linha de pensamento ou accao, que irao sofrer as devidas consequencias ou ser devidamente disciplinados. So teem de dizer 'amen' a tudo o que ele decide e apregoa, nao se pode ter vontade ou pensamento proprio. Quem ousa ter um comportamento diferente desse, entao é expulso. Uma atitude semelhante a da Frelimo... aprenderam pelo mesmo livro. Maria Helena

Reflectindo disse...

Cara Gata, Moreno e Namburete e outros precisavam de ser coerentes e não outra forma para não se condenarem a si próprios.

Reflectindo disse...

Oi Bayano,

Bom, isso é de esperar, embora não tenha te entendi se referes isso nesta sessão a iniciar. Mas podemos esbocar um cenário já que conhecemos as pessoas e temos experiência disso no passado para além da forma como Máximo Dias, por exemplo tem se comportado. Por essa razão, eu sou mais curioso no comportamento da bancada da Frelimo e da postura do próprio Presidente da Assembleia da República desatar aquele tipo de raiva.

Reflectindo disse...

Hehehehe, Xim

Parece que o avião despenhou mesma na floresta densa da Amazónia.

O problemático agora é a coerência individual.

Reflectindo disse...

Maria Helena, Dhlakama é igual a si mesmo e parece que ele manifesta-se como quem tudo já perdeu e nada mais a recuperar.

Não é triste o que Dhlakama está a fazer ou fez, pois que assim ele ajuda a promover estes quadros muito úteis para o MDM.

Reflectindo disse...

Que a Frenamo está ressuscitando, ninguém tem dúvidas.

Todas as vezes que Afonso Dhlakama é coerente para a Frelimo e frelimistas, foi quando o general de cinco estrelas disparou para os seus próprios pés.

Será que está algum lado onde Maria Moreno estava contra a sua inteligência e coerência queria continuar como chefe da bancada da Renamo?

Cada um age da maneira que acha ser conveniente e oportuna, oh Nuno Amorim. Ou estás a especular se doutro lado há quem está na fila? Estás nervoso? Calma aí, general!

Maquiti disse...

Concordo com o Nuno Amorim no 3º ponto,


M

Anónimo disse...

Reflectindo disse:
“Será que está algum lado onde Maria Moreno estava contra a sua inteligência e coerência queria continuar como chefe da bancada da Renamo?”

Amigo Reflectindo,
Partindo do principio que ela foi exonerada e não manifestou a intenção de pedir demissão, acho que a sua pergunta não faz muito sentido. No entanto, cada um livre de chegar a conclusão que mais lhe convier.


Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Amigo Nuno Amorim, ainda bem que dizes quanto à conclusão. Mas para mim ela agiu bem, e muitíssimo e foi estratega.

Talvez tenha sido para atrapalhar a Frelimo que até convidou a Maria Moreno nesse partido.

Reflectindo disse...

Caro Maquiti, bem vindo a este cantinho. Fui espreitar o teu e lá estão umas belas fotos. Parabéns.

Espero que o ponto que que concordas com o Nuno Amorim, mas eu continuo a achar que eles deixam a quem quiser para especular, e eles dirão quando for a altura. Veja uma coisa, meu amigo, porquê o Nuno não diz que Samuge fosse cobarde?

Pessoas como o Nuno não me enganam porque eu tenho os meus arquivos.

Abraco