segunda-feira, março 09, 2009

Alguns órgãos do nacionais do MDM

Conselho Nacional

São 60 elementos na sua totalidade, distribuídos proporcionalmente por cada província do país. Maputo-província, Maputo-Cidade, Niassa, Tete e Cabo Delegado ocupam 4 lugares cada no Conselho Nacional. No mesmo órgão a Zambézia, Nampula e Sofala têm 10 representantes cada; Manica (5), Inhambane (3) e Gaza (2).

Comissão Política

A Comissão Política (CP) é formada por Ivete Fernandes (viúva do ex-Secretário Geral da Renamo, Evo Fernandes), Geraldo Carvalho (porta-voz de Daviz Simango e antigo combatente da Renamo), Alcinda da Conceição, Elias Mpuire, José Domingos, Albano Caridje, José Horácio Lobo, Eduardo Eloy da Silva e Abdul Satar. De acordo com os estatutos, a Comissão Política é formada por 11 membros. Há ainda duas vagas em aberto. É da competência do presidente do MDM indicar quem a deverá preencher.

Comissão Nacional de Jurisdição

A Comissão Nacional de Jurisdição (CNJ) é composta por Eduardo Augusto Elias, Zaida Mussa, Samuel Simango, Francisco Majoi e Manuel Malando Gulube.

Fonte: Canal de Moçambique

7 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer ser conotado com os que estão contra o surgimento do MDM e no âmbito das varias questões que vão sendo colocadas em torno do seu surgimento, gostaria de acrescentar as seguintes:
1. Qual é a razão para que as Província de Nampula, Zambézia e Sofala tenham a mesma representatividade no conselho nacional, partindo do principio que Nampula e Zambézia elegem mais do dobro dos deputados para AR que a Província de Sofala, com 50 e 47 deputados respectivamente? Será que isto mostra o forte REGIONALISMO que caracteriza essa liderança?
2. Será que quem Preside o Conselho de Jurisdição é o primo do Daviz Simango, o jurista Eduardo Augusto Elias? Será que um primo vai fiscalizar o outro primo no meio de tantos académicos que compõe o MDM? Será que a semelhança do Município da Beira também teremos NEPOTISMO neste emergente Movimento Democrático?
3. Existindo rumores de que o Secretario Geral será escolhido entre Maria Moreno e Ismael Mussá, será que teremos Zaida Mussa a fiscalizar o seu próprio Marido?
4. Será que as mudanças em Moçambique serão operadas por pessoas que não conseguiram mudar PCN, Renamo, Monamo, etc?

Caros Blogusitas,
Espero que não me arremessem pedras por apresentar pequenas questões que poderão contribuir para clarificar a seriedade do emergente MDM.
Espero que os habituais defensores do MDM não me chamem bajulador, lambe botas, etc só por apresentar algumas inquietações.
Espero que não peçam que a Assembleia da Republica aprove um decreto que impeça a critica ao MDM e ao Mbepo.

Nota: Segundo a entrevista do porta voz da Frelimo, afinal o secretariado do partido Frelimo em Sofala não foi suspenso por causa do MDM ou da derrota na Autarquia da Beira como muitos apregoavam; Também foi suspenso o secretariado da cidade de Chimoio, onde o Partido ganhou folgadamente e não houve nenhuma assembleia constituinte de qualquer partido.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Fiquei feliz com a nomeacao dos 60 elementos das diferentes comissoes do MDM. Alguns deles sao bastante conhecidos e sabemos que tudo irao fazer pela construcao de uma sociedade mais justa e que lutarao contra o flagelo da corrupcao. Acho que o MDM fez uma boa aposta nas suas nomeacoes. Aguardo mais noticias com as maiores expectativas. Maria Helena

Reflectindo disse...

Caro Nuno Amorim,


Alguém me disse que o Nuno Amorim só CHATEA, PROVOCA. Aliás, algumas pessoas aqui e no Diário de um sociólogo, disseram que eu tinha muita paciência para aturar-te. E eu admito isso, mas a minha paciência não é em responder-te, mas em procurar extrapolar o meu comentário podendo até ofender à pessoas que eu não quero ofender.

Eu não vou responder as tuas “preocupacões” para com o MDM porque só e só revelam o medo que tens com ele. A tua procura de relação parantesca entre deste e daquele membro do MDM, se não me engano com ajuda de “DNA/médicos revela que só comentas para chateiar e provocar. Mas eu alegro-me bastante que te ponho a sair do sério.

Regresse a Pereira do Lago, sim Pereira do Lago, e fala-nos da naturalidade/origem e relação familiar de todos os membros da comissão política, comité central. Note meu caro Nuno Amorim que eu não tenho a lista e nem sei a origem dos membros do Comité Central nem da Comissão Política da Frelimo, mas podia comentar muito bem sobre eles mesmo que partisse da década 60. Depois vá ao governo da Frelimo verificar se há relação familiar entre eles lá ou não. E há mais para nos explicares, claro.

Nós estamos felizes por termos também membros que já trabalharam politicamente e têm experiência nessa área, mas sem retirarmos a importância dos jovens e não menos os que abraçaram a política há poucos anos. Ninguém havia dito que o partido seria apenas por pessoas que nunca se filiaram aos outros partidos. Para a nossa felicidade o partido MDM não exclui a ninguém por idade ou experiência política. Se a tua preocupação por estes que aderem ao MDM, um partido que parte do zero e quer gente que quer trabalhar para mudar o actual quadro político é séria, peço-te que vá verificar os tantos tidos como desertores para a Frelimo. Nunca os vistes até a convocarem a conferência de imprensa para se apresentarem, mas em troca de um trabalhozito na função pública? Queres a lista deles?

Tu podes fingir em acreditar o que Edson Macuácua disse e diz porque te serve e se possível planificas com ele. Mas eu e outros acreditamos que uma das causas das movimentações dos generais e da Comissão Política da Frelimo é o MDM e Daviz Mbepo Simango. Tu sabes que isso é uma coisa inédita e eu ajudei-te a lembrar do que aconteceu nos anos 80. Essa movimentação começou no centro do país, mas há-de estender-se para o norte. Até aqui não há preocupacão pelo Sul, talvez o tsunami possa atingir a Cidade de Maputo se a agitação for maior. Vais ver que já não há sono na Pereira do Lago. Veja que Macuácua é ainda muito vago na sua tentativa de explicar a razão da movimentação dos generais. Ele NUNCA nos dirá a verdadeira razão porque é parte da estratégia política. Queres pôr quem a dormir?

A propósito alguma vez foste perguntado sobre a expressão orgulhosamente moçambicano, podes dizer o seu significado?

Reflectindo disse...

Cara Maria Helena,

Todo o mocambicano que acredita em si e nos outros como actores em todas as transformacões que possa ocorrer nós, fica feliz por ter visto que houve gente corajosa, com iniciativa, sacrifício e trabalho duro a iniciar este projecto gigantesco. Falo de actores, aqueles que assumem a cidadania e não aqueles que ficam ao lado e só querem ver o resultado.

Deixe-me dizer-te que a tua participacão dos debates e com coragem, crenca e esperanca sobre Mocambique, é uma das maneiras de contribuir para esta pátria amada.

Há muitas maneiras de contribuirmos e os próximos momentos não são para relaxar, mas para todos trabalharmos.

Como o Nelson diz: cada um tem que fazer a sua parte.

Anónimo disse...

Caro Reflectindo,
Não te aborreças meu amigo, só fiz algumas perguntas que achei pertinente.
Partindo do principio que participaste activamente na preparação deste movimento, peço encarecidamente que me esclareças a questão 1. Ou seja, porque a Província de Sofala que só elege 22 deputados tem a mesma representatividade que os maiores círculos eleitorais (Nampula e Zambézia)?

Relativamente ao caso Bulha, tenho a dizer que cada um é livre de chegar a conclusão que melhor lhe convier. No entanto, os factos apresentados pelo porta-voz faz com que algumas especulações caiam por terra.
Simples, em Gurue e Chimoio os candidatos da Frelimo ganharam e os secretariados foram suspensos.
Acho que em Sofala a revitalização será em toda Província, sinonimo de que os órgãos do partido ao nível provincial estavam sendo mal dirigidos.

Alias, este facto só tem relevo por se tratar da província de Sofala.
Pelo menos, os primeiros Secretários Provinciais de Manica e Zambézia também cessaram funções e não houve tal alarido.
O que incomoda a muitos é que para o PR Guebuza quem não mostra resultados deve ir a rua, ao contrario do que era modus operadis em Moçambique.

Tenho a sensação de que os pro-MDM querem puxar para si o louro da cessação de funções do Secretariado da Frelimo em Sofala.

Já agora, reivindiquem também as Cidade de Chimoio e Gure.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Caro Nuno Amorim, se reparares bem o que tenho escrito, nunca disse a Frelimo (leia-se os generais) estava só preocupada com Beira, mas com MDM e Daviz que já estão na dimensão nacional. Beira é apenas epicentro do tsunami. A vossa preocupacão parte do Rio Save para o Rovuma. Eventualmente, ela poderá atingir algumas zona do Sul, (Inhambane e Cidade de Maputo).

Não me aborreco não. Estou muito acostumado em lidar com gente da tua postura. Lá no imensis tive uns e desapareceram. Eu pedi-te listas e identificacão dos membros da Comissão política e do Comité Central da Frelimo.

Reflectindo disse...

Caro Nuno Amorim, então Armando Guebuza já que exonera até secretariados distritais localmente eleitos é UM GRANDE DITADOR?

Podes me dizer do porquê Guebuza não faz nada com o caso da Direccão Provincial dos Antigos Combatentes de Maputo, o qual ele foi apresentado o dossier?