segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Graça Machel herda metade do património de Mandela

O ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela deixou parte da sua herança, avaliada em 4,1 milhões de dólares, para a viúva Graça Machel, os membros da família, escolas e o Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder.

No dia em que um tribunal sul-africano divulgou o testamento de Nelson Mandela, advogados disseram que a esposa, Graça Machel, terá direito a metade dos bens, mas pode optar por receber apenas activos especificados, incluindo quatro propriedades em Moçambique.

Os direitos dos seus livros e outros projetos, bem como a sua residência na cidade sul-africana de Joanesburgo, Mthatha, no Cabo Oriental, que possui três dos museus de Nelson Mandela, e na aldeia de Qunu, onde passou a infância, ficarão para membros de confiança da família.
"O meu desejo é que sirva também de local de reunião da família Mandela para manter a sua unidade muito tempo depois da minha morte", escreveu num dos seus últimos desejos.
A família Mandela mostrou publicamente as suas divisões nos últimos anos, especialmente entre o seu neto Mandla, primeiro herdeiro homem, segundo o costume xhosa, e a sua filha mais velha, Makaziwe.
Nelson Mandela, falecido no dia 5 de Dezembro e enterrado dez dias depois na sua aldeia natal, tem mais de 30 filhos, netos e bisnetos dos seus dois primeiros casamentos.
"A leitura de um testamento sempre é para as famílias uma ocasião repleta de emoções porque faz ressurgir muitas coisas, mas foi bom. O testamento foi lido, página por página. Isto levou mais tempo do que o previsto. Foram pedidos alguns esclarecimentos", afirmou o juiz Dikgang Moseneka, encarregado para fazer cumprir o testamento.
quele que é encarregado pelo testador de fazer cumprir o testamento no todo ou em parte.

"testamenteiro", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/testamenteiro [consultado em 03-02-2014].
"Praticamente toda a família Mandela e os seus descendentes estiveram presentes, o que nos alegrou", acrescentou.
No testamento, redigido em 2004 quando tinha 86 anos e posteriormente emendado, Mandela teve palavras pessoais para a maioria dos herdeiros, segundo o juiz.
Fonte: SAPO - 03.01.2014

Sem comentários: