terça-feira, novembro 05, 2013

Opinião de Machado da Graça

"...Os jornalistas são, como é sabido, gente horrível. Eu próprio todos os dias me assusto, terrivelmente, ao olhar para o espelho da casa de banho e ver lá a cara de um jornalista.
Mas, se alguém ainda tinha dúvidas sobre este fac­to, as clarividentes palavras do nosso Chefe de Estado, no Chimoio, fizeram, de certeza, desaparecer essas dúvidas.
Ficou agora claro quem é que levou o país ao estado em que está: foram os jornalistas.
Não tenho dúvidas de que foram jornalistas quem andou por aí, nos mercados de armamento, a comprar toneladas de canhões, metralhadoras, tanques e veí­culos blindados, para iniciar uma guerra que, todos os dias, afirmam não querer.

Foram também jornalistas, decerto, quem deu or­dens para o ataque, com armas pesadas, a Santundjira, em que foi morto um deputado da Renamo.
O ataque a Marínguè foi, indubitavelmente, tramado em alguma redacção. O mesmo se passando, é claro, em relação à planificação dos sangrentos ataques nas estradas, seja quem for que, depois, os executou.
Terão, igualmente, sido jornalistas os que foram à Roménia comprar velhos aviões caça-bombardeiros Mig 21. Ou à França encomendar, às escondidas das estruturas competentes, três dezenas de embarcações de utilidade ainda pouco clara.
Gente horrível, como digo, esses jornalistas...
E não vamos esquecer que devem ter sido jornalistas todos os que andaram a saquear o Supremo Tribunal Administrativo ou se associaram aos madeireiros chine­ses para dar cabo das nossas riquezas naturais, entre madeiras preciosas, marfim e cornos de rinoceronte.
Todos sabemos que os cidadãos de Tete, escorraça­dos para a localidade de Cateme, foram empurrados na ponta das esferográficas dos jornalistas. Os desmobili­zados de guerra têm sido, regularmente, agredidos, nas ruas, com jactos de tinta de impressão dos jornais.
Isto para não falar dos históricos libertadores da Pátria que, mais dia menos dia, vão ser obrigados a abandonar as suas bancas de venda de produtos recreativos, ali no Bairro Militar, para dar lugar a um Valentinustão. O lugar que lhes prometem, no Zimpeto, tem muito menor valor para os seus produtos...
Sobre os malefícios dos jornalistas para os médicos e profissionais de saúde nem é bom falar. E o mesmo se passa com os professores e mesmo os polícias.
Mas o que mais me choca é a aparente indiferença popular em relação a estes terríveis malefícios da classe dos jornalistas.
Há dias estive numa manifestação que percorreu as avenidas, ruas e praças de Maputo. Ouvi muitas pala­vras de ordem, grande parte contra o Governo e, até, algumas claramente contra o nosso Chefe de Estado. No entanto, ninguém naquela multidão de muitos milhares de pessoas se manifestou contra os jornalistas!
Porque será?!!!!!..."

In "CORREIO DA MANHÃ – 05.11.2013"

15 comentários:

Anónimo disse...

E na manifestação ouviu alguma palavra de ordem contra os bandidos que matam e sequestram? É por medo ou por ignorância?

Anónimo disse...

O grande mampara e protagonista dessa cena toda e um individou k fez da ponta vermelha a sua palhota d kuphalha e ve a linha d chegada se aproximar e pretende com essa baburdia toda manter se n palhota k ele axa ser de sua pertenca. Moz. e de todox nox entao parem d manipular o povo dando os comer xima preparada com essa voc massaroca podre ao som dos tambores com peles rugosas e dizafinadas. E kuanto a vcx implantadorex d luto n seio d nossas umildex vidas . usem das vcx AKM para caçar perdizex par matar a fome n alimentarem de nossas almax. Renamo sejam racionais e nao terroristas esfomeados pos pao compra se com suor d dia a dia

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

E muito estranho que um cidadão Moçambicano, que "parece" ser entendido tenha uma visão tao diminuta. Não é tempo mais para lambebotismos...o "CHEGUE" nao lê isto...está mais é preocupado com fuzilar filhos dos outros que não sabem os motivos dessa luta desencadeiada...é lamentavel que a olhos nus "ESTE MOÇAMBICANO" nao tenha visto que a MANIFESTAÇÂO não escolheu raças e nem etnias,muito menos crenças religiosas...È DEVERAS LAMENTAVEL que VOÇE escolha a PROTECÇÂO DE QUEM NEM O CONHEÇE AO INVES DE PROTEGER A SUA FAMILIA..SIM SUA FAMILIA PORQUE ESTE MAL PODE CHEGAR A ELE...NÂO HA INTOCAVEIS NO CENARIO DE GUERRA...

Reflectindo disse...

Eu já disse que não quero que aparecas aqui como anónimo para insultar àqueles indignados por causa do teu lambebotismo.

E que te disse que eu era uma pessoa neutra? Porquê devo ser neutro? Eu escolho o lado que quero.

Anónimo disse...

Xixa, para comentar aqui e so suficiente deitar lama no governo e no presidente, ate Dhakama e um grande homem, qualquer um que odeie o presidente e um heroi para o Sr Dr Antonio. O resto e so cortar os comentarios e pronto. Epa ate tenho medo destes tipos como esse antonio

Reflectindo disse...

Veja o anónimo que eu tenho nome foto e os teus chefes me conhecem.

Se tu te apresentares e fores conhecido vou deixar-te que fales mal de gente bem conhecida que combate os males da tua autoria.

O que não aceito é que penses que este é local do G40. Publiquei isso no Jornal Domingo.

Ana disse...

que mente suja tem esse administrador do blog, para si quem tem opinião contraria a sua é lambe botas, ah aha ah que ignorancia. Saiba que ainda existem pessoas com openião propria ta.

Reflectindo disse...

Eu disse que se tens opinião para considerar que fales como os outros falam.

Os outros não usam anonimato como tu lambebotas o fazes. Aqui se fala de que usou o dinheiro dos mocambicanos para investir em guerra. As pessoas que assim falam não se escondem no anonimato. Tu usas o anonimato porque deves ter medo do povo??

Ana disse...

Cara

quem tem opinião contraria a sua não deve ser lambebotismo, quer dizer considera-se não lambe botas quem tem a mesma opinião que a sua? va plantar batatas. O Governo esta a usar até o seu dinheiro de impostos para defender nós que estamos na zona de risco. Você esta num bem bom ai na cidade por isso fala sem ter a consciência pilantra. Aqueles tiros não vão atingir a tua cabeça, nem de teus filhos e família, por isso abre essa boca suja só por abrir. Você não tem nenhuma vítima ai na estrada por isso não sabe o quanto as FDS são importantes para nós do mato, seu pilantra

Reflectindo disse...

Eu sempre retirarei os teus comentários que só revelam abuso a este espaco.
Mas antes recordar-te que tu e o teu grupo organizastes uma guerra para pôr o povo a sofrer simplesmente queréis vos perpetuarem no poder. Só veja o link que fala de muito investimento em material bélico. Fascismo não queremos em Mocambique.

2) Sempre houve matancas a cidadãos perpetradas por agentes da polícia, já podemos concluir que queriam instabilidade

3)Raptores até vêm da casa civil e noutros ramos da PRM, alguns deles foram agora julgados;

4) Também se passa com assaltantes a mão armada e vendedores de armas de fogo.

Portanto, eu não vou admitir aqui que usa anonimato para insultar pessoas como Alice Mabota, Carlos Nuno, Jorge Rebelo, Machado da Graca, entre outros que insultas só porque luta pela paz, pelo bem do povo, pela seguranca. Aqui não aceito isso. comportamento de Idi Amin, e outros näo é para aqui.

Anónimo disse...

Antonio, antonio cabeca para pensar, pensje primero. Kamba, esses kotas que estao a raptar ,violar e matar devem ser neutralizados. Bandido e bandido , negro ,abraco,monhe , maxangana ,xhopi , renamo ,mdm , frenamo, ou seja que for se e bandido deve ser neutralizado . Queremos paz, mas com esses kotas no mato com armas isso e ilusao
Armando Jose Bhisopo

Anónimo disse...

falar de jornalistas que nao aceitam centavos para fins de ocultar a verdade e nao tem medo de criticar qualquer que seja, que nao aceitam serem comrrompidos por camada da elites da mafia como a frelimo, sao verdadeiros herois duma naçao, o problema é qdo existem jornalistas com este carater e postura de profissionalismo, a frelimo os persegue e os assassina como fizeram com CARLOS CARDOSO. E destas vez xtao desnorteados pork sao mtos jornalistas que xtao a trazer a verdade sem olharem pelos centavos da frelimo tornandos dificil de os assassinar, deram um basta, isto é que servir o povo.
Viva os jornalistas,
viva os herois do povo.
E a quem a cara bussa serviu, que se suicide...

Anónimo disse...

E agora foram jornalistas que espancaram outro jornalista da tim para o intimida-lo e silencia-lo.
MATARAM A DEMOCRACIA agora querem SEQUESTRAR O DIREITO A LIBERDADE DE EXPRESSAO