quarta-feira, novembro 06, 2013

MONDLANE QUER RESOLVER PROBLEMA DOS TRANSPORTES

O candidato à presidente do Município de Maputo pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), uma das duas forças políticas da oposição representadas no parlamento moçambicano, Venâncio Mondlane, promete resolver o problema do sector de transportes caso vença às eleições autárquicas marcadas para 20 de Novembro corrente.

A promessa foi feita, à imprensa, no decurso da campanha eleitoral para as eleicções municipais de 20 de Novembro próximo, que arrancou hoje e termina a 17 do mês em curso.


“O primeiro ponto crucial que queremos resolver, é dos transportes. Defendemos a criação de uma unidade metropolitana dos transportes e a existência de um bilhete electrónico integrado para o transporte rodoviário, marítimo e ferroviário”, disse Mondlane, para que este e outros problemas foram identificados através de entrevistas feitas durante trabalhos de campo.

Mondlane, que se fazia acompanhar por uma dezena de pessoas, revelou que tem um programa específico para resolver o problema dos transportes.

O manifesto do candidato do MDM inclui ainda o combate a pobreza em Maputo, que será feito, segundo ele, através da criação de mais postos de trabalho, a partir da criação de pequenas e médias empresas.

“Queremos fortalecer a questão da criação de micro empresas”, disse o candidato do partido de Davis Simango.

No seu manifesto eleitoral, o MDM e o seu candidato apostam na revitalização das zonas verdes, como outra mediada de combate a pobreza em Maputo.

Mondlane garante ainda que vai resolver também o problema de saneamento em Maputo, através de criação de empresas cuja constituição jurídica e o financiamento será feito pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM).

“As empresas tornar-se-ão autónomas. Queremos que Maputo seja a maior catadora de lixo da África Austral. Queremos dar mais dignidade às pessoas que recolhem o lixo. Queremos converter a lixeira de Hulene numa unidade de riqueza para o município de Maputo. Vamos reciclar aquele lixo. Queremos salvar Maputo do abismo que está”, prometeu

Sobre o problema de habitação, Mondlane disse que a primeira visão é a requalificação dos bairros informais. “Construiremos prédios de três andares cujo arrendamento não custará mais que três salários mínimos. Já temos uma empresa que vai realizar este projecto”.

Ainda neste sector ele disse que almeja criar, nesses bairros, áreas para drenagens, jardins e mais parques de lazer.

“Estamos preocupados também com o meio ambiente. Por isso, vamos fazer o repovoamento das árvores”, explicou Mondlane, acrescentando que ambiciona revitalizar a área de turismo.

No sector de turismo, Mondlane pretende revitalizar as ilhas das Xefina e dos portugueses. Queremos dar uma dinâmica a este sector”, referiu.

Neste primeiro dia da campanha, o candidato do MDM priorizou contactos “porta-a-porta”.

Um total de 18 partidos e associações inscreveram-se para as autárquicas de 20 de Novembro, marcadas pela ausencia do maior partido da oposição parlamentar, a Renamo,

Esta forçaca politica condiciona a sua participação no pleito a adopção da paridade na composição da Comissão Nacional de Eleições (CNE).


De referir que, nos últimos meses, homens armados da Renamo têm vindo a protagonizar ataques a civis e militares, dois dos quais ocorreram hoje na província central de Sofala, fazendo, pelo menos tres mortos e vários feridos.

 
Fonte: AIMAIM - 05.11.2013

Sem comentários: