sexta-feira, abril 06, 2012

Frelimo frustra expectativa e esta festeja sem razão

Na votação da lei 1/79, toda a oposição votou a favor, mas a Frelimo absteve-se. Mesmo com esses votos a favor, a lei não poderá ser promulgada por falta de legitimidade, uma vez que os votos a favor não foram superiores à metade do número dos deputados presentes.

A Frelimo colocou uma casca de banana e a oposição escorregou! Logo depois da votação do projecto de revisão da lei que pune casos de desvio dos fundos do Estado  (1/79 de 11 de Janeiro), a oposição começou a festejar convencida que, pela primeira vez nesta legislatura, havia conseguido aprovar uma lei no Parlamento moçambicano, mas estava equivocada.
A Frelimo, igual a si mesma, nunca deixaria passar algo que não quisesse, sobretudo quando o assunto é o pacote anti-corrupção. Foi por isso que decidiu abster-se de aprovar o projecto contra todo o vigor da oposição.
O posicionamento da Frelimo tem duas interpretações:
1- Se a Frelimo votasse “contra “a lei caía no criticismo da comunicação social, das organizações não governamentais e da comunidade internacional, que podiam entender que o partido no poder não está interessado em aprovar leis que combatam a delapidação do erário público no país. Por isso, nem morta a Frelimo se atreveria a fazer isso!

Fonte: O País - 06.04.2012

Sem comentários: