domingo, abril 01, 2012

“Caiu” primeiro secretário da Frelimo na Zambézia

Faltava coesão política.
O primeiro secretário do Comité provincial do partido Frelimo,  Ernesto Candrinho, cessou, última sexta-feira, as funções de primeiro secretário daquele partido, na província da Zambézia, em obediência a uma decisão da Comissão Política.
De acordo com a chefe da brigada central que assiste a província da Zambézia, Verónica Macamo, a decisão surgiu “por inconveniência de serviço” que se verificava naquele ponto.
No entanto, por aquilo que nos foi informado por membros seniores da Frelimo na Zambézia, Ernesto Candrinho era um homem que passava parte do seu tempo a intimidar e excluir quadros, numa acção que tinha em vista salvaguardar interesses pessoais,  em detrimento dos políticos.
 Semana finda, lembre-se, o secretário do comité provincial da Frelimo na Zambézia ora destituído cargo foi, juntamente com o governador provincial, Francisco Itai Meque, chamado de urgência a participar na reunião da comissão política alargada a outros quadros do partido.  Na referida reunião, segundo nossas fontes, Ernesto Candrinho e Itai Meque teriam sido fortemente criticados por alegada falta de lealdade ao partido na realização das eleições intercalares de 7 de Dezembro passado. A ausência dessa lealdade teria culminado com a derrota do candidato da Frelimo, Lourenço Abubacar, diante de Manuel de Araújo, do MDM.
Desde sexta-feira última, Verónica Macamo, chefe da brigada central da Frelimo na Zambézia, é igualmente a primeira secretária interina do comité provincial da Frelimo, até que sejam realizadas as eleições para indicar o novo primeiro secretário.
Fonte: O País - 02.04.2012

2 comentários:

Reflectindo disse...

Caro Marvin,

O teu comentário não entrou aqui, mas eu recebi-o no meu inbox. Não sei porque isso aconteceu.

Anónimo disse...

Está certo, perderam os dois...
DERROTADOS pelo Araújo.
Na Beira aconteceu o mesmo.
E vai ser assim, sucessivamente...
Nos antigos Países do Leste, inscrevem-se imediatamente nas Bases do partido vencedor- tem sido o lema...
É moda, os líderes demitidos vão para outra "seara", e continuam "animais políticos"!
E na Pérola do Índico, como será?