segunda-feira, junho 01, 2009

Moreno aceita integrar o partido de Daviz Simango

Escrito por Eduardo Conzo

e justifica dizendo que está farta de fazer parte de uma oposição que nunca mostra resultados

(Maputo) A antiga chefe da Bancada da Renamo na Assembleia da República, Maria Moreno, disse sábado último em Maputo que, caso seja convidada a fazer parte do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), irá aceitar sem receio e com bastante naturalidade. Esta é a primeira vez que Moreno mostra abertamente a sua disposição em integrar o movimento de Daviz Simango. Este pronunciamento acontece dois dias depois de ela e o deputado Ismael Mussa terem-se desvinculado da Renamo, conservando apenas os seus lugares na Assembleia da República como independentes.
A decisão de Maria Moreno, segundo a própria, resulta de uma sucessiva frustração em dar-se conta de fazer parte de um partido fracassado e sem rumo. Assim, avançou Moreno, não pode continuar numa oposição que não representa uma mais valia para o desenvolvimento democrático do país.
Presente no Comício Popular que teve lugar no último sábado na cidade de Maputo, e orientado por quadros do MDM, em vez do próprio Daviz Simango, Moreno disse que o país estava, pela primeira vez, a assistir ao surgimento de um partido da oposição com ideias claras, objectividade e competência para renovar esperanças de milhares de moçambicanos que se sentem excluídas da vida pública do país.
“Agora julgo ter nascido um partido com objectividade, capaz de trazer uma mudança neste país” disse a fonte.
Presente no comício, perguntamos-lhe em que posição ela marcava presença no evento, ao que, cautelosamente, respondeu: “ estou aqui como uma cidadã comum, mas quero deixar bem claro que adiro ao MDM, caso me façam convite para fazer parte. Aliás, não resistiria a uma oportunidade de tamanha magnitude” – referiu.
Entretanto, segundo ficamos a saber do delegado político do MDM na cidade de Maputo, Agostinho Macuacua, que Daviz Simango não particiopou no Comício de sábado por recomnendação médica, visto que anda gripado nos últimos dias.
Estatísticas que tem estado a ser avançadas pelo movimento indicam que o Movimento Democrático de Moçambique, criado há pouco tempo, já conta com cerca de 15 mil militantes.

Fonte: Savana

30 comentários:

Nunoamorim disse...

Amigo Reflectindo, o que realmente se passou na tarde do sábado???!!!!

Onde esteve a enchente que previam para o comício da Mafalala? Onde estavam os tais milhares que aderiram ao MDM?
Será caso para dizer que não existe MDM para além da Beira? Até o JPC consegue mobilizar mais pessoas...acho que não passavam dos 50, incluindo as mamanas do tufo (pagas de certeza) e Maria Moreno.

Meu caro,
a verdade é que todos estão a lutar para serem deputados da Assembleia da República a partir da cidade da Beira. Não enganem ao Daviz, tirando o Geraldo Carvalho, mais ninguém tem trabalhado em prol do MDM.
As vedetas do MDM confiam na eloquência verbal para ganharem protagonismo. Será que o Mussá, a Moreno, o Reflectindo e outros foram fazer trabalho de campo na Mafalala? Alguém foi tentar perceber qual seria o nível de aderência antes de levar o Daviz para o local?
Todos estes estão preocupados com possíveis assentos na Assembleia da República e nada mais. Se assim não fosse, o Mussá e a Moreno aceitariam a proposta do António Muchanga e também renunciariam a condição de deputados da Assembleia da República, aliás, posição que conseguiram através da Renamo.

Importa salientar que se Mussá e Morone renunciassem a condição de deputado da AR, mostrariam que não estão preocupados com as benesses da AR e teriam mais tempo para trabalhar em prol MDM.

Bem me parecia que os bloguistas do MDM actuam a partir da A do Sul e Portugal e não constituem uma mais valia no terreno. São bons na fluência verbal, mas nunca mobilizaram no terreno. Pensam que todos moçambicanos acedem aos blogs e que os poucos bloguistas que se multiplicam em pseudónimos constituem a maioria da população moçambicana.

POR FAVOR, NÃO DESISTAM ANTES DAS ELEIÇÕES.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

1. O dinheiro da Assembleia da República não de António Muchanga mas do Povo Mocambicano. Vai ler o que diz a lei e verás que Mussá e Moreno permanecem na Assembleia da República legalmente.

2. Digo-te que esse dinheiro interessa sim a Mussá e Moreno. Qual é o problema? Eles não têm o direito de tê-lo?

3. O que te parece não precisa ser a verdade.

4. Porquê não comentaste sobre a censura do Notícias?

Nunoamorim disse...

Meu caro,
limitaste-te a falar da Assembleia da Republica, que eh o maior interesse dos membros do MDM e esqueceste-te de responder o que realmente se passou na Mafalala.

sera que o episodio da Mafalala prova que o MDM reduz-se so a Beira e meia dezena de Bloguistas residentes no estrangeiro?

Vejo que os comicios do Dhlakama andam cada vez mais concorridos, sera que isso prova que Renamo tem maior capacidade de mobilizacao que MDM? Pelo menos, das imagens que vi STV, os comicios do Dhlakama em Manica e Nampula andaram bem mais concorridos que os do MDM.

A maior luta da elite do MDM sera concorrer pela Cidade da Beira e ai as eloquencias verbais serao utilizadas para guerra internas.

O episodio da Mafalala prova que o MDM reduz-se ao Daviz e Geraldo Carvalho.

Orgulhosamente Mocambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Então caro Nuno Amorim, limita-se a falar de Mafalala como se fosse todo o Mocambique???
Porque nao reages ainda sobre a censura do Notícias?
Da Assembleia da República foste tu que colocaste como se viesses que António Muchanga é o regimento da AR ou que o dinheiro fosse dele.
Já que vês só Beira, fica lá a espera.
Para mim, e para certos analistas há muitos outros pontos a analisar sobre o processo democrático em Mocambique desde em que o multipartidarismo em Mocambique.

Eu questiono-me porque em Maputo é fraco o multipartidarismo que Beira ou Nampula?

JOSÉ disse...

É curioso como um simples comício de apresentação que fez parte de um outro evento, a inauguração de uma delegação em Maputo, seja usado pelos detractores do MDM como um grande fracasso. Nada de novo nestes ataques, limitam-se a repetir os habituais chavões: o MDM só tem apoio na Beira. A única novidade neste discurso é a referencia à meia dúzia de bloguistas residentes no estrangeiro.
Acreditar que a Mafalala revela o verdadeiro MDM pode ser muito conveniente mas não é realista. A verdade é que o MDM está implantado em todo o País e está fazendo um trabalho muito sério e com sucesso, mas claro, nem todos teem capacidade para seguirem os acontecimentos com isenção.

Orgulhosamente democrata,


José

Nunoamorim disse...

Reflectindo disse:
"Eu questiono-me porque em Maputo é fraco o multipartidarismo que Beira ou Nampula?"

Será que o Multipartidarismo em Maputo é fraco?

É fraco porque na Mafalala so estiveram 50 pessoas ou porque os maputenses não acreditam no MDM?

Quem não adere ao MDM não é democrata?

Reflectindo, viste a multidão que recebeu o Dhlakama em Nacala?

Por essas e por outras que digo que Mussá, Moreno, Reflectindo e outros não são uma mais valia para o MDM. Se realmente fossem, teriam conseguido mobilizar a população para o comicio da mafalala, tal como Quitine conseguiu mobilizar para o comicio de Dhlakama em Nacala.

Caro José,
vives em Moçambique ou na África do Sul?
Por favor, não me leves a mal, é um pedido de esclarecimento.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

JOSÉ disse...

Amorim, vives em Nampula, Maputo, Buzi ou Beira? É que de vez em quando dás informações falsas!

Por favor, não me leves a mal, é apenas um pedido de esclarecimento!

Então é assim, tu deixas de usar as tuas diversas identidades e eu esclareço-te sem problemas! Ao contrário de ti, não tenho nada a esconder!

A propósito, quando nos esclareces sobre a censura no jornal do teu partido? O MDM não tem apoio mas o teu jornal publicou e censurou um artigo que prova o contrário! Em que ficamos?

Orgulhosamente democrata,

José

Laude Guiry disse...

Caro Nuno Amorim

Tu surprendes-me com as tuas oscilacoes dialecticas ... digo, por vezes tens pronunciamentos muito validos e beneficos para o pais, mas outras vezes!!! ... huh, exibes um capacidade de dogmatismo inflamatorio ... nao eh minha intencao atacar-te mas aos teus ideais, entao falo-ei

A revolucao em Mocambique, caro Amorim, foi conduzida de fora

Quando Chissano, Marcelino, Guebuza, Samora, Mondlane, Simango e muitos outros revolucionarios de outrem pensaram, escreveram e lutaram por Mocambique, estavam em terras estrangeiras ... mas amavam a Mocambique como qualquer outro Mocambicano

O facto de este ou aquele estar a residir temporariamente fora do pais, nao lhe tira o direito de pronunciar-se sobre o que esta acontecer em casa, Eh ou nao Eh?

Agora, vamos falar politica
O show do MDM em Maputo foi pobre e ao meu ver teve falta de estrutura ... o partido parece tar com falta de estrutura a nivel nacional ... e isso pode custa-los muito caro, se o objectivo eh dar voz a uma parte esquecida do eleitorado no parlamento.

O multipartidarismo eh positivo para o pais, entao espero que eles corrijam tal.

Mas como o Reflectinfo disse e bem, Maputo/Mafalala nao eh Mocambique

Anónimo disse...

Em Mafalala, onde devia acontecer um comicio de Daviz e do MDM, nao houve comicio. Porque?

1. So estavam alguns curiosos que nao sabiam o que por ali se passava;
2. Estavam ali as criancas do bairro curiosas porque pensavam que haveria algum espectaculo musical e que acabaram sendo distribuidas algumas tshirts;
3. Estavam ali a Maria Moreno e provavelmente Ismael Mussa avidos por um lugar na direccao do MDM e na proxima legislatura;
4. simango foi aconselhado a ficar em casa para nao ver tamanha vergonha, inventando justificacoes medicas
5. Enfim, NINGUEM FOI AO COMICIO DE DAVIZ SIMANGO EM MAPUTO.

Realmente Mafalala nao e Mocambique, mas tambem nao esta fora de Mocambique. moreno e mussa nao servem para esse partido nem devem ser vistos como uma mais-valia porque: 1. Nao influenciam a ninguem; 2. Sao perdedores; 3. Nao constituem referencia para a juventude; 4. Nunca fizeram nada em prol dos mocambicanos enquanto que deputados.

Vozdarevolucao

Reflectindo disse...

Há pessoas que não evitam mostrar a sua falsidade, não é?


1. Haverá algum leitor deste e de alguns outros blogs que Nuno Amorim e Voz da Revolução são os GRANDES detractores de Daviz Simango e do MDM? Com que carácter este tipo de gente far-se-á passar de conselheiros de Daviz e do MDM? Não é mesmo uma bizarra?

2. O que é que Maria Moreno, Ismael Mussá ou Reflectindo têm a ver com Mafalala? Se de facto os Amorins e Vozes tivessem alguma crítica válida é a Moreno, Mussá e Reflectindo a quem deviam dirigir? O que é que os Amorins e Vozes sabem daqueles três? Não será algum receio de coisas que eles imaginam?

3. Ao declarares que o Reflectindo não é a mais valia no MDM, está definitivamente a me ajudar concluir que Moreno, Mussá e os outros SÃO SIM A MAIS VALIA. Só eles não o serão se alguém do MDM pensar que o Nuno Amorim está dando um bom conselho. Ora no MDM como em qualquer partido, mais um membro ou simpatizante é a mais valia. Só e só, não é a mais valia quem NADA oferece a esse partido, quem apenas o CRÍTICA. Tu sabes muito bem que por este meio (o Reflectindo sobre Moçambique) tenho conseguido estabelecer contactos com pessoas que querem aderir ao MDM, então como é que o Reflectindo não vale ao MDM? Que faço eu que prejudique ao MDM?

4. Para mim, o mais perigoso é desconfiar as contribuições de todos como de interesse pessoal, de oportunismo. Nuno Amorim e Voz, os oportunistas abundam na Frelimo, esses que andam com símbolos da Frelimo apenas para serem directores de alguma coisa, mas no fundo não são nada da Frelimo. Os que vão para o MDM querem apenas mudanças, pois até sabem que serão ou continuarão vítimas de EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO se forem funcionários da Função Pública, mas preferem isso.

5. O que é que Nacala tem a ver com Mafalala, Dhlakama e Renamo com Daviz e MDM e sobretudo neste caso? Estará O Amorim a imaginar que Eu, Reflecindo preferiria ver a Renamo morta na Cidade de Nacala? Porquê o faria? Alguma vez viu o Nuno Amorim onde escrevi isso?

6. Não acha o Nuno Amorim que esse comício em Nacala mais ameaça à Frelimo que ao MDM? Nuno Amorim, conheces Nacala?

7. Tu dizes que em Mafalala estavam 50 pessoas será que contaste?

8. Se concordo que houve pouca gente e não nas tuas contas e tu questionas se é que esse não é o sinal de que os maputenses não acreditam no MDM, a minha pergunta é se tu não me achas com o direito de eu questionar do porquê os maputenses não acreditam no MDM? Porquê eu não teria esse direito? Não achas que é estranho que um encontro do MDM em Namicopo/Nampula tenha tido muitos participantes que Mafalala/Maputo?

9. Falei e com cuidado de “democracia MULTIPARTIDÁRIA”, e haverá algum analista cuidadoso que possa me desmentir que ela está melhor enraizada na Beira, Nampula e algumas outras cidades do país que em Maputo? Se a minha análise parte do mapa de resultados eleitorais desde 1994, composição das bancadas da Assembleia da República e as assembleias municipais, donde vem o argumento contrário de Nuno Amorim? Todo e qualquer que queira ser honesto para com o nosso processo político encontra Maputo como caso de análise tal igual encontra Beira como outro caso.

10. A tua xenofobia nunca desaparecerá. Depois que o José te informou que nasceu em Maputo e cresceu na Zambézia, não estás ainda satisfeito, porque não o vês ainda como moçambicano? A quantos e quem perguntaste sobre onde moram? Qual é o teu problema real? O Laude Guiry te exclareceu algo que poderá a judar a curar-te da doença que sofres.

11. Ainda estamos a tua espera sobre a censura do Notícias que nunca aceitavas existir, mas que eu a detectei.

Reflectindo disse...

Caro Laude Guiry

Não tenho quase nada a acrescentar. Apenas nunca vi onde o Nuno Amorim tenha sido coerente. Ele sempre me pareceu daqueles jovens da Frelimo que andam com pedras contra os partidos da oposicão.

Anónimo disse...

Nao devemos ligar a pessoas negativas, porque 'dar perolas a porcos'? O importante e sabermos que estamos no caminho certo, lutando por um Mocambique democratico para TODOS. O MDM ja teve uma adesao jamais esperada, como um 'bebe', esta dando os seus primeiros passos na arena politica Mocambicana, com sucesso e algumas dificuldades ou limitacoes, quer de caracter financeiros ou outros, mas creio que estamos no caminho certo, o importante e o TRABALHO ARDUO de todos e a UNIAO de todos os cidadaos que lutam em prol de uma nacao para TODOS os filhos desta patria amada. E desde quando, Mafalala representa Mocambique inteiro ou MDM (este esta espalhado pelo pais)? Quem nao esta bem, deve mesmo mudar, especialmente se esta num partido que atraicoou o povo Mocambicano, que provou que de democrata nada tem, que matou o sonho de todos os que nele apostaram, enfim, que se afundou e passou para o esquecimento, agora tentando queimar os ultimos cartuchos. Eu nao ficaria num partido em que estaria traindo os que apostaram em mim, pois tenho consciencia, quero o bem de TODOS os mocambicanos. Mais vale ser-se abstemio do que ser traidor. O MDM alguma coisa positiva deve ter, porque os Frelos se sentem ameacados, a ponto da censura no Noticias... que nao convem aos bloguistas ou comentadores anti MDM comentar algo sobre este assunto. Maria Helena

Reflectindo disse...

Cara Maria Helena

Apenas para falar da atitude de anti-MDM, descaradamente falam dos assentos de deputados por interesse do dinheiro da Assembleia da República. Quem é o indivíduo que fazendo-se passar de inteligente que não sabe que a continuacão na Assembleia da República dos deputados que apoiam o MDM é do interesse do país, de nós todos que somos pelo multipartidarismo e do próprio MDM? Porquê a presenca deles lá terá que se ver como de interesse individual? É este que tem sido o problema da Renamo, concordar com o tipo de conselheiros como o vigarista Nuno Amorim. Uma vez critiquei a Renamo por tirar oportunidades económicas e judiciais aos seus próprios membros para alocá-las aos outros. E a referência do Nuno Amorim foi responsável disso.

O Nuno Amorim terá responder sobre a questão da Zambézia, o segundo maior círculo eleitoral.

Laude Guiry disse...

Caro Reflectindo

Muito do que dizes esta nutrido de verdade

O Nuno Amorim faz-se passar por de um conselheiro pro-democracia enquanto eh um adepto do monopartidarismo ... ve-se isso bem firme nas suas palavras. Ele esta claramente infeiticado por aquela ilusao que a muito tempo afecta os Mocambicanos, todos pensam que a Frelimo lhes favorece directamente, mete-lhes dinheiros nos bolsos, entendes o que digo ... so porque um tio distante, tem beneficios ou porque a nossa zona eh favorecida mais do que as outras.

Mas quando nos apoiamos um partido nao tem que ser por objectivos egoistas mas nacionalistas ... digo, tem que se por os interesses da nacao em primeiro lugar.

Mas tendo dito isso, acho que ja vi algumas posicoes interessantes do Nuno Amorim, mas nunca da Voz da revolucao

Anónimo disse...

aderi agora ao movimento voz da revolucao. Sou membro da FRELIMO e ja participei em varios debates do genero. Apenas queria assegurar que Moreno e Mussa gozam da liberdade de associacao prevista na lei mae.
Ainda nao vejo o MDM como um adversario a altura, sem menosprezar claro. A Renamo continua a ser o maior partido da oposicao em mocambique, com ou sem a saida de Moreno e Mussa.
O multipartidarismo e bem vindo ao Pais. Viva a FRELIMO.

pensador (pseudonimo)

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflectindo disse...

Caro pensador

Cada um é livre de pensar e chegar às suas conclusões. E sua opinião nem ofende. Oxalá se muitos da Frelimo não se preocupassem com o MDM, mas ao contrário.

Mas olha, o que é esse movimento da Voz da Revolucão? Que revolucão pois as últimas revolucões foram as 28 de Agosto, na Beira e 5 de Fevereiro em Maputo. Se for aquilo que o tal de Xana escreveu no cabecalho do seu blog e algumas coisinhas que ele anda escrever, duvido que muitos frelimistas gostem, pois nada é adequado ao tempo.

Reflectindo disse...

Caro Laude Guiry

É bem possível que o Nuno Amorim podia ser útil se não misturasse o Marcelismo, racismo nos seus assuntos. Também ele precisa se saber que não estamos em tempo de guerra fria, lembrando-se que a guerra fria prejudicou muito o nosso país em particular e África em geral. Outro caso é essa de ele dedicar-te à postura de atirar pedras a Daviz e ao MDM.

Não duvido que o Nuno Amorim até certo ponto mostra que lê e sabe onde há coisas válidas como é o caso de leis.

Concordo muito contigo que não há onde pegar o auto intitulado Voz da Revolucão. E isso pode-se notar que não me preocupo ao que ele diz. É tudo ruim.

Nunoamorim disse...

Cá estão as meias duzias dos bloguistas do MDM multiplicados em pseudónimos. É interessante analisar os timing de aparecimento da Maria Helena..sempre em defesa do Reflectindo, parece que não tem opiniões próprios.

José,
respondo-te sem problema: sou natural do Buzi, vivo em Nampula e desloco-me muitas vezes a Maputo porque como deverias saber, Maputo ainda é a capital de Moçambique.

Laude Guiry,
realmente tens razão, a Frelimo, no tempo da luta de libertação nacional, era dirigida a partir do estrangeiro. É verdade que Chissano, Marcelino, Guebuza, Samora, Mondlane, Simango e muitos outros revolucionarios de outrem pensaram, escreveram e lutaram por Mocambique, estavam em terras estrangeiras.

Agora uma questão: será que os lideres do MDM também estão no estrangeiros e em Moçambique temos uma espécie de "fantoches" ou soldados rasos? Será por isso que o Daviz, acompanhado de Mussá e Ussore, foram a correr para Europa? Será que a revolução do MDM está sendo organizada a partir do exterior, tal como foi organizada a da Frelimo?

Felizmente, ao contrário dos bloguistas fanáticos pelo MDM, conseguiste reconhecer que O show do MDM em Maputo foi pobre e que o MDM tem falta de estrutura.

Eu não diria que MDM tem falta de estrutura, provavelmente, movido pelas postagens apaixonadas de alguns bloguistas, muitos pensavam que o MDM fosse algo sério...como diz o ditado, fizeram de tempestade um copo de água. A STV teve vergonha de mostrar as deslocações do Daviz pelos distritos de Sofala.

Eu gosto do multipartidarismo, alias, saudei a capacidade de mobilização da Renamo. Não espera a afluência que Dhlakama teve em Nacala. Se viste o noticiário da STV, vais concordar que o comicio realmente estva cheio.
Provavelmente a enchente não foi obra do acaso, mas sim o resultado do trabalho que Dhlakama esteve a fazer ao nivel da Provincia de Nampula. Parece que a Renamo não está tão desorganizada como os "desertores" deixaram transparecer.

Assumo que o meu partido terá que redobrar os esforços no sentido de garantir uma vitória folgada em Nampula.

Reflectindo,
acho que o Laude Guiry ja te respondeu e passo a transcrever na íntegra: "show do MDM em Maputo foi pobre e ao meu ver teve falta de estrutura ... o partido parece tar com falta de estrutura a nivel nacional ... e isso pode custa-los muito caro, se o objectivo eh dar voz a uma parte esquecida do eleitorado no parlamento." Mais não digo.

Agora volto a perguntar: Amigo Reflectindo, o que realmente se passou na tarde do sábado em Mafalala???!!!! Onde estavam os tais milhares de membros que aderiram ao MDM?

O trabalho não se faz nos blogs, mas sim no terreno.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Nuno Amorim. Nada dizeste quando ao que escrevi e ao que outros escreveram. Continuas a pensar que alguém te verá como conselheiro. Nunca gostaste do multipartidarismo e muitos sabem bem disso. O que fazes agora e desde que Daviz e MDM emergiu é tentares criar uma alianca a Frenamo.

Ainda não respondes sobre a questão da censura do MDM e passas fazer calúnias ao STV? Tenha vergonha. Responde sobre a atitude do Notícias.

Hahaha, não se faz trabalho nos blogs e porquê te preocupas e frequentas aqui? Porquê nem dormes e até procuras a todo custo ler o que escrevemos?

Conselheiro meu é que nunca serás porque eu é que sei onde como faco o trabalho.

Ficas até preocupado que somos muitos e daí te multiplicares a Orlando Jaime?

Mafalala não todo Mocambique,

Reflectindo disse...

Caro Nuno Amorim

Parece estares muito e apenas preocupado pelo número de participantes livres e que se dispunha de tempo no comício de Mafalala, mas eu quero saber de ti se confirmas ou não que muitos dos que recebem Armando Guebuza nos aeroportos e vão ao seu comício são forçados??????

Nunoamorim disse...

Será que os que receberam Dhlakama em Nacala também foram obrigados?

Será que houveram milicianos a coagirem a população de Maputo para não ir ao comicio do MDM na Mafalala?

O Editorial do Salvador Raimundo é muito claro, no MDM existem pessoas que falam muito e nada fazem.

Volto a repitir as palavras do Laude Guiry:"show do MDM em Maputo foi pobre e ao meu ver teve falta de estrutura ... o partido parece tar com falta de estrutura a nivel nacional ... e isso pode custa-los muito caro, se o objectivo eh dar voz a uma parte esquecida do eleitorado no parlamento." Palvars de um dos apoiantes do MDM.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Senhor Camarada Nuno Amorim, queres dizer o que quando falas em nome da Renamo e Dhlakama?

Olha eu prefiro uma vitória da Renamo que da Frelimo e isso nunca escondi. Fiz campanha para o Manuel dos Santos. Em lado nenhum, viste membros do MDM a falar mal da Renamo. Falam de problemas da Renamo e não mal. Daviz Simango, nunca falou mal da Renamo da Renamo nem de Dhlakama. Ele sempre respeitou-os.

EU SOU FACO FESTA A VER O NUNO AMORIM A RECONHECER QUE EM NAMPULA A FRELIMO NÃO PIA SE NÃO TIVESSE OS ÁMIDOS.

Na qualidade de quem vive em Nampula, o senhor camarada Nuno Amorim devia falar do MDM em Namicopo, mas como sabes que aí não é para se BRINCAR preferes ir a Mafalala. É falacioso, continuo a dizer. As coisas devem ser bem analisadas com apoio de algum material, por exemplo mapa eleitoral.

Devemos entender que DECLARAS que a Frelimo está a forcar cidadãos para o comício de Guebuza, sobretudo em Nampula?

Ainda bem, publico agora o que Mouzinho de Albuquerque escreveu directamente de Nampula. Comente, pois essa parte sublinharei! hehehehe.

Já reparaste que não respondeste nada e nunca respondeste nada?

E a questão de CENSURA senhor, camarada???? Ainda não tens dedos para para comentá-la????

Nota: duvido se militância, simpatia e votar por este e aquele partido ou candidato só se reconheca indo aos comícios. Mas a minha dúvida será argumentada daqui há pouco. Aqui apenas lanco o ponto de vista que permitirão a todos leitores reflectirem.

Anónimo disse...

reflectindo

O sr. Reflectindo nunca se rende a vergonha retumbante de Mafalala. Diga-nos o que foi que falhou em Mafalala. Se o problema foi Mafalala desafiamos a escolher outro local na cidade de Maputo para um encontro com o povo.
Definitivamente o MDM e um partido Municipal na pratica e Nacional na teoria.

Voz

Nunoamorim disse...

Hehehe,
calma amigo Reflectindo, nao te enerves.

A Frelimo venceu em todos municipios de Nampula e venceu nas ultimas eleicoes gerais...eh unico criterio que tenho para analisar a adesao de um povo a um partido.

Namicopo eh como Mafalala, so falam antes do comicio. Tambem diziam que mafalala seria um sucesso, mas foi o desastre que se viu.

Depois de mafalala e namicopa vais inventar outros destinos.

Tas quase a voltar para Renamo, acho que ja tas arrependido de ter aderido ao MDM.

Orgulhosamente mocambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Não foste a Namicopo para assistir a eleicão dos órgaos do MDM na Cidade de Nampula?

Nos teus critérios não estao os Amidos que inutilizam votos?

Nao te esquecas de comentar se as pessoas sao forcadas ou não para os comícios do teu partido.

Laude Guiry disse...

Caro Nuno Amorim

Será que a revolução do MDM está sendo organizada a partir do exterior, tal como foi organizada a da Frelimo? Questão do Amorim

Quem me dera conhecer um lider politico aqui no blog. Até acho que seria positivo para lideres como o Afonso Macheta Dhlakama, Armando Emilio Guebuza, Deviz Simango, Maximo Dias, Yacub Sibindi escreverem constantemente em blogs ou paginas de internet pessoais, para que intelectuais como eu, tu e o reflectindo possamos defender com maior paixão o pensamento de lideres que pensam!!!

Mas para melhor responder ao seu comentário, deixa-me dizer que não pertenço a partido politico nenhum (ainda), e é errado conotar o pro-pluralismo com o anti-partidarismo.

Do MDM só sei o que vejo na mídia. Os lideres e membros do MDM (concluo) parecem vir de diversos polos de Moçambique e parecem oferecer soluções diversas e alternativas para Moçambique.

Amorim, estas a ver o efeito que a entrada da Vodacom teve para Moçambique? A Mcel começou a oferecer bonus e promoções para a esquerda e para a direita. Começou a pedir desculpas quando a rede falhava no final do ano, e melhorou a sua rede, tentou cobrir todo país e não só zonas francas. Começou a investir em programas sociais e culturais, malta financiar a escolas, ONGs, a Ziqo Maboazuda, Mc Roger e Sukuma. Foi benéfico para o consumidor, porque eu não sou daqueles de dar terceira chance, quando a Mcel meteu água pela terceira vez eu bazei pra vodacom. A Vodacom (MDM), mesmo que não levada a sério na sua fase embrionária trouxe beneficios para o país, directa e indirectamente, introduzindo sistemas modernos e forçando a Mcel (Frelimo) a responder imediatamente aos problemas reais da população. Mas olha a Mcel continua lider, e ninguém quer que não seja.

Agora caro Nuno, numa analogia contrária, veja o que aconteceu com o mercado da cerveja, quando a 2M foi autorizada a comprar a Laurentina. A Laurentina (Renamo) ficou menos agressiva, só ficou no mercado porque interessa a 2M (Frelimo) mostrar que ela é melhor que a Laurentina. Parou o desenvolvimento da Laurentina (Renamo), parou o desenvolvimento da 2M (Frelimo), e o consumidor perdeu. Eh ou não eh?

Eu não afirmei categoricamente em que a MDM não tem estrutura ... eu opinei criticamente uma hipotese “o partido parece tar com falta de estrutura a nivel nacional” ... e disse que qualquer partido com as ambições nutridas por este, tem que melhorar a sua paquera.

Disseste que “pensaram que o MDM fosse um partido sério” ... eu não sei se eles são sérios ou não ... A razão pela qual volto sempre ao blog do Reflectindo assenta-se no facto dele muitas vezes escrever de forma realista, idealista e factual. E o MDM parece oferecer o mesmo para o seu eleitorado. O MDM foi-me apresentado como um movimento de esperança. Tal como o Obama era criticado (e duvidado) pela falta de experiência, mas ele oferecia esperança.

Nuno, tu não passas a tua mensagem bem criticando a oposição mas apontado as suas qualidades, ao mesmo tempo que admitindo as suas deficiencias (desde que estas sejam comuns a todos).

Laude Guiry disse...

Caro Nuno Amorim (pt 2)

A qualidade de um partido não assenta-se na capacidade de gerar discursos demagogos ou de mobilizar fantoches para comicios. A qualidade de um partido assenta-se nas promessas reais, idealisticas e baseadas em factos que este oferece.

Então, eu quero acreditar que o MDM, o IPADE, o partido verde, etc podem fazer a diferença em Moçambique, desde que sejam a Vodacom e não a Laurentina.

Entenda o que eu disse: eu não quero um parlamento sem a Frelimo, sem a Renamo ... eu disse que seria positivo um parlamento com o MDM. Talvez não serei eu a leva-los para lá, porque a Frelimo vai a tempo que conquistar o meu voto, mas talvez sejam. (Eu tenho a certeza que não voto pelo PIMO)

Agora, meu camarada de solo, mar, ar e sol, Nuno Amorim ... sabes porquê tu só mencionaste a Renamo quando defendeste o pluralismo. Porque tu achas que nós temos que ter opções de cerveja à beber, mas só temos que beber a 2M e a Laurentina. Vi um blog que considerou isso pluralismo bélico ou qualquer coisa parecida.

Enquanto Marringue continuar a norte do Save, lá pelas bandas do chiveve, a Renamo continuará mais um amigo do que inimigo. A Frelimo está garantida que nenhum intelectual que se preze irá associar-se a tal partido. A Renamo irá autodestruir-se mas a Frelimo irá previnir que esta declare falência ... irá financiar a sua sobrevivência.

Concordo consigo que a Renamo ainda é a principal oposição no país, mas Dhlakama?!!! Ele talvez representa a única opção mas não esperança.

Concordo consigo quando dizes, por linhas tortas, que em tempo de paz nenhum partido com ambições nacionais deve ser dirigido apartir do estrangeiro. Mas existe alguma evidência de tal. Nuno se provares que o MDM está sendo dirigido apartir de fora de Moçambique, o MDM perdeu o meu voto. Agora se disseres que a Frelimo é contra qualquer Moçambicano que vive fora do país e tem interesse na politica Moçambicana então a Frelimo perdeu o meu voto – mas espera ai, tu não determinas a politica da Frelimo, tu não és Frelimo, és apenas um simpatizante – a Frelimo não será punida pelas tuas palavras – serei objectivo e não subjectivo.

Reflectindo perdoe-me pelo tamanho do texto, olhe que é bem menor do que as ideias que diambulam pela minha cabeça.

A proposito do tema de direcção apartir do estrangeiro ... não terá sido a reacção do consulo americano, evidencia suficiente de que o partido da Maçaroca saiu da linha de comando?!!! Digo não respeitou as ordens da direcção histórica?!!!

Reflectindo disse...

Caro Laude Guiry

Não tenho nada que te perdoa senão agradecer-te por pelo texto muito elegante por serem muitíssimo concreto e acessível para todos. Um texto metodicamente pedagógico e que dá para ser padrão na educacão cívica.

E para provar-te isso, ainda hoje (logo que arranjar um tempinho) esta tarde posto o teu texto como um artigo neste blog.

Muitíssimo obrigado

Abraco

Reflectindo disse...

Caro Nuno Amorim

O que é que te leva a pensar que eu estou para voltar para a Renamo e que eu esteja arrependido? Não te achas de muito incoerente e indivíduo que lhe falta o sentido de análise?

Estou muito bem no MDM onde lutarei para que um dia, Mocambique seja um país de todos, onde não há exclusão com base na cor partidária.