quinta-feira, junho 11, 2009

Guebuza repudia acontecimentos de Nacala-Porto

Presidente moçambicano, Armando Guebuza, repudiou e condenou de forma veemente os actos de vandalismo protagonizados na cidade nortenha de Nacala-Porto, por membros e simpatizantes da Renamo, contra as actividades politicas de Daviz Simango, líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Supostos membros da guarda do líder da Renamo, o maior partido da oposição no país, tentaram, terça-feira, assassinar Daviz Simango, quando ele se preparava para dirigir um comício popular na cidade de Nacala-Porto.

Simango é o actual edil da cidade da Beira, capital da província central de Sofala, e foi expulso da Renamo em Agosto do ano passado, tendo em Fevereiro deste ano criado o partido MDM.

“Repudiamos e condenamos, de forma veemente e irreticente, esses actos que são igualmente um atentado a consolidação da nossa jovem e vibrante democracia multipartidária”, sublinha Guebuza, numa mensagem emitida, esta ultima Quarta-feira, a partir de Chòckwé, um dos pontos que escalou no âmbito da sua Presidência Aberta e Inclusiva a província de Gaza, Sul do país.

Guebuza acrescenta na sua mensagem que o respeito pelas liberdades dos cidadãos, constitucionalmente consagrados, é obrigatório para todos os moçambicanos, incluindo os partidos políticos e seus membros e simpatizantes.

O estadista moçambicano indicou, por outro lado, que tais actos estão enquadrados numa tentativa de obstruir o gozo da liberdade de expressão, um direito extensivo a todos.

Guebuza apelou a todos os moçambicanos para que façam o seu melhor na promoção da unidade nacional, cultura de paz, diálogo e a tolerância.

Os acontecimentos de Nacala-Porto, província de Nampula, saldaram-se em agressões físicas, destruição de bens e na perturbação da lei, ordem e tranquilidade públicas.

Entretanto, o MDM remeteu última Quarta-feira a Procuradoria-geral da Republica (PGR), a nível de Nacala-Porto, uma queixa contra membros da Renamo por tentativa de assassinato de Daviz Simango.

A queixa prende-se com o facto de a Renamo ter supostamente orquestrado um plano para assassinar o líder do MDM.

Fonte: O País online


Comentário: Já é muito bom que o Presidente da República condena ao acontecimento que por ele vai de vandalismo ao atentado. Porém, questiono-me pelo seu silêncio quando uma atitude idêntica ou quase similar é manifestada por membros próximos do seu partido. Ora, qual foi a reaccão do PR ou de seus mandatários quanto aos desmandos como os referidos aqui? Voltarei ao ao assunto e os comentários dos leitores me ajudarão bastante.

1 comentário:

Anónimo disse...

Condenar ja e muito bom, mas agora convem agir/actuar, isso e o mais importante, para que isto JAMAIS se volte a repetir. Os culpados teem de sofrer os devidos castigos. Nao ha impunidade para criminosos e assassinos. Faca-se a devida justica!!! Maria Helena