terça-feira, junho 09, 2009

A Renamo faz desmandos em Nacala contra a comitiva de Daviz Simango

Escrevo este artigo com um sentimento no sangue sobre o que a renamo hoje fez contra o partido MDM.
Aquilo foi uma situação bastante desonesta e marginal, mostando-nos que para além do MDM constituir grande barreira para a Renamo, afinal já da para acreditar que a renamo é mesmo um movimento composto por bandidos armados assim como sempre foram chamados.

Hoje dia 09 de Junho o lider do Movimento democratico de moçambique o novo partido politico ora criado em moçambique escalou o distrito de Nacala-porto para uma visita, visita essa que de acordo com o programa as 14 horas teria um comicio popular com os membros e simpactizantes do mesmo .apos a sua recepção no cruzamento do Fernão Veloso .Minutos depois do Enginheiro Simango chegar na praça dos eucaliptos local habitual de comicios arrancaram as cerimónias com algumas canções que desejavam boas vindas ao Daviz Simango.como eu estivesse atras quase de todos algo estranho surgiu quando apareceram dois oficiais da PRM e chamaram dois senhores que estavam muito preucupados e foram conversar mas não levou muito tempo para aparecer um Deputado da assembleia da republica na bancada parlamentar da renamo que autorizou para o inicio dos desmandos contra tudo e todos que ali estavam, rasgaram bandeiras, partiram todas as cadeiras, assim como as colunas e aparelhagems sem deixar de fora ao inocente policia que foi batido e arrancado a sua arma ,cujo esta foi usada para desparar contra a viatura que levava o engenheiro Simango.

Não sei se isto é uma forma de fazer politica, digo isto porquê, por uma razão muito simples quando pergunta-se sobre os planos do partido Renamo durante os argumentos apenas ouve-se comentarios da frelimo, e, a pior coisa é que diziam que o MDM não assusta aos dois partidos e agora porquê estão contra a estadia do Simango em Nacala mesmo sabendo que de acordo com os resultados eleitoral o municipio não lhes pertence.

Pedimos caso realmente Moçambique seja democratico e a renamo considera-se preservadora disso então não precisa criar desturbios para o MDM porque nem que não consiga acabar com a Frelimo, acabou com a Renamo.

Nota: acabei de receber este texto na minha caixa de correios (e-mail) do autor do artigo.
Adeda: Também falei com alguns nacalenses se mostram irritados com esta postura de membros da Renamo.

10 comentários:

Jonathan McCharty disse...

A Renamo esta' desesperada!! A derrocada dos "imperios" e' caracterizada por este tipo de "improperios"!!
O eleitorado aproveita ter uma amostra do que e' este partido dito democratico!!

Reflectindo disse...

A Renamo está cada vez mais cavando fundo a sua sepultura. Atacar a comitiva de Daviz é mostrar que ela não presta completamente. Alguns nacalenses com quem estou a falar sentem isso.

Anónimo disse...

Ha muito que a Policia ja devia ter agido. Muitas pessoas morreram por aparentemente discordarem do Lider da RENAMO. Estou a referir-me ao saudoso Deputado Mascarenha e o Saudoso Membro da CNE, Amandio de Sousa que morreram de forma tragica após receberem ameacas de pessoas proximas do Líder. Ate hoje nem a familia e muito menos a CNE teve o acesso dos resultados dos testes toxicologicos solicitados a um laboratorio de Pretoria apos a autopsia confirmar que a morte de Amandio de Sousa nao ter sido natural.
Por quantas mais mortes vamos ter de esperar para que a Polícia e a PGR tome medidas para repor a justica neste país.
O Deputado Lole deveria ser imediatamente detido, retirada a imunidade e levado imediatamente a julgamento. O facto da arma da tentativa do crime ter sido encontrada em casa onde se hospeda o líder da RENAMO deveria ser também motivo mais do que suficiente para o deter imediatamente e aguardar pelo julgamento do Lole em prisao preventiva.
De acordo com fontes proximas do Líder da RENAMO que falam na condicao do anonimato, o Deputado Lole tem actuado em parceria com o Deputado Bute e o Deputado Milaco, todos da seguranca particulasr do Líder. É importante que se tente averiguar se estes dois nao estao também em Nacala.

Anónimo disse...

Senhor Daviz Simango! Nao se preocupe. Continue a executar o seu projecto em prol da Democracia em Mozambique, pois, disso precisamos. Nao tema a morte, porque quem a espada mata, a espada morrerà.
Encorajo a todos o membros do MDM a assumirem este tempo com muita responsabilidade ètica e comprometidos com a paz

Reflectindo disse...

Caro primeiro anónimo

Concordo consigo, a máscara caiu. Mas o problema é como se age quando quadros são mortos no nosso país. Desta vez tem que tomar medida severa.

A minha pergunta está em todo aquele que fala em nome da Renamo e Afonso Dhlakama se é que apoia atentados políticos???? NÃO É TEMPO DE SE DISTANCIAREM?

Reflectindo disse...

Caro anónimo 2

Não há dúvidas que Daviz terá que continuar e continuará. Nós todos continuaremos a trabalhar e vigorosamente. Este tipo de coisas costuma fortalecer que enfraquecer.

Laude Guiry disse...

Eu me questiono se o problema na Renamo nao sera uma questao de lideranca ... se uma equipe de futebol nao atinge os resultados desejados e anda a quenhar os seus adversarios de maneira repudiavel, a gente expulsa o treinador e o presidente do clube ... portanto Dhlakama e Mazanga ... estarei errado?!!!

Ps: o tal deputado mencionado no incidente eh nada mais do que um pau mandado tentado manter o seu assento no parlamento

Reflectindo disse...

Caro Laude Guiry

O teu questionamento tem razão de ser e acho que deve ser esse mesmo a fazer-se em volta de tudo que acontece na Renamo. Muitos dos que fizeram e fazem parte daquela equipa "Renamo" fizeram o mesmo questionamento que não tendo resposta nem maneira de tê-la, optaram por abandonar a equipa e com certeza os mais prudentes tomarão a mesma posicão nos próximos tempos. Não é por acaso que me desilude quem pensa que isolar Afonso Dhlakama e os mais aliados, é NÃO ser prudente. Os prudentes terão que manifestar a sua prudência e nós estamos atentos.

Quanto ao deputado Lole acho que não pudiamos ver como um mandado apenas. Ele é um adulto como tantos que se distanciaram e vão se distanciando do grupo criminoso. Na minha opinião, Lole deve estar a faz parte do grupo que planifica atentados.

Anónimo disse...

No meio de tudo isto algo me intriga: o que foi feito dos responsaveis destes desmandos? Onde andam as instituições de Justiça? O baditismo armado da Renamo é algo repudiavel e condenável em qualquer parte do mundo. E tenho certeza que se os tais tivessem atentado contra um mambro do partido no poder, todos estariam a contas com a Justiça. Mas, como foi contra Devis, que convenhamos, é um inimigo comum dos belicistas da RENAMO e da FRELIMO, tudo irá terminar por ai. Uma vez mais, este Moçambique ainda não é para Todos.

Domingos Simbine

Reflectindo disse...

Caro Domingos Simbine

Concordo plenamente consigo, pois nunca esperei que até esta hora não teriamos ouvido algo do Presidente da República, do Ministro do Interior, do Procurador Geral da República, entre outros. Também sei que teriamos visto a movimentacão da FIR. Duvido que até esta hora, não se teria organizado uma manifestacão popular contra o atentado se este fosse contra uma figura proeminente do partido no poder.

Fiquemos todos atentos.