O Governo contratou a Lazard como consultora financeira para avaliar a sua dívida externa, informou o porta-voz da empresa citado hoje pela Bloomberg.
O ministro moçambicano da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, indicou igualmente a White & Case LLP como consultora legal na avaliação da dívida externa, num momento em que Moçambique se confronta com a revelação de empréstimos não declarados pelo Estado e que levou à suspensão de financiamentos internacionais.
As firmas, ambas criadas em Nova Iorque, "vão assistir o Ministério na avaliação da atual dívida externa de Moçambique", avança o porta-voz da Lazard.
Na visita de uma delegação a Maputo, o FMI defendeu uma auditoria internacional e independente ao serviço da dívida moçambicana.
A missão do FMI concordou que as iniciativas recentes por parte da Procuradoria-Geral a República e de uma comissão parlamentar de inquérito, para investigar as dívidas não declaradas, constituíam passos importantes para se restaurar a confiança, embora tenha sublinhado a necessidade de medidas adicionais e alertado para o risco de sobre-endividamento das contas públicas.
Fonte: LUSA – 19.07.2016
Sem comentários:
Enviar um comentário