Vendedores ambulantes avisam que aumento do preço será uma calamidade.
O Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique suspendeu nesta sexta-feira, 1, a decisão de aumentar o preço do pão anunciada ontem pela Associação Moçambicana dos Panificadores que justificam a medida com os elevados custos de produção.
José Rodolfo, Inspector-Geral da Inspecção Nacional das Actividades Económicas do Ministério da Indústria e Comércio, diz à VOA que a decisão de suspender temporariamente o agravamento do preço do pão foi tomada depois de um encontro com as partes realizado hoje “por consenso”.
O assunto, no entanto, vai continuar a ser discutido por uma equipa técnica, que envolve panificadores e as moageiras e, depois, será submetido ao Conselho de Ministros para análise e aprovação que, Rodolfo espera "para breve".
Em declarações à VOA, Cassimo Ginabay, um antigo jornalista da Agência de Informação de Moçambique, considera que os panificadores têm razão, enquanto dois vendedores ambulantes da cidade de Maputo mostram-se contrariados com o aumento do pão que, caso acontecer, “vai ser uma calamidade”.
A discussão sobre o aumento do preço do pão acontece numa altura em que o custo de vida é cada vez mais alto, estando a moeada nacional, o metical, muito depreciado, em relação ao dólar norte-americano.
Fonte: Voz da América – 01.07.2016
Sem comentários:
Enviar um comentário