A massa salarial moçambicana, estimada em cerca de 11% do Produto Interno Bruto (PIB), é tida como a mais elevada do mundo, de acordo com os padrões internacionais, segundo um grupo do corpo técnico do Fundo Monetário Internacional (FMI), que recentemente visitou o nosso país.
O Orçamento do Estado para 2014 prevê, aliás, aumentar nominalmente a massa salarial em 13%, após um incremento de 22%, em 2013, consequência das novas contratações, especialmente nos sectores da saúde e dos aumentos salariais que anualmente se registam.
Desafiado a reagir a esta constatação do FMI, fonte do Ministério das Finanças afiançou que o Governo tem consciência de que o actual nível dos salários em percentagem do PIB é elevado para padrões internacionais.
A equipa de técnicos do FMI reuniu-se com o primeiro-ministro, Alberto Vaquina, os ministros das Finanças, Manuel Chang, de Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, da Energia, Salvador Namburete, Agricultura, José Pacheco, Recursos Minerais, Esperança Bias, e ministros da Indústria e Comércio e da Mulher e Acção Social, Armando Inroga e Yolanda Cintura, respectivamente, para além do governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove.
A missão reuniu-se, também com outros parceiros de desenvolvimento e re-presentantes da sociedade civil, nomeadamente do meio académico e sector privado.
Fonte: Abola-Pt - 17.02.2014
3 comentários:
Este e o ano q toda a funcao puplica esta com grandes espectativas no concernente aos salario, sittuacao q tem criado a falta de confianca pelo governo vigente.
Este e o ano q toda a funcao puplica esta com grandes espectativas no concernente aos salario, sittuacao q tem criado a falta de confianca pelo governo vigente.
eu ganho bem 1 134 Mt e vivo bem, isto e muito dinheiro , mesmo!
Enviar um comentário