segunda-feira, dezembro 23, 2013

Tomas Viera Mário: Foi um informe difícil

O jornalista e analista moçambicano, Tomas Viera Mário considera que o informe do Chefe de Estado, Armando Guebuza sobre o estado da Nação foi muito realista na abordagem que o país enfrenta, contudo, sublinha que do ponto de vista do cidadão o informe esteve aquém das expectativas.


De acordo com Viera Mário, os temas inerentes aos quatro desafios que Armando Guebuza elegeu “pareceu responder aquelas que são espectativas dos cidadãos sobre quais são os desafios que o país tem”, mas sobretudo, sendo desafios genericamente por todos identificados.

Contudo, conforme ajuntou ainda, a expectativa dos cidadãos é que o Chefe do Estado aborda-se de igual modo, as possíveis soluções.

A título de exemplo, Tomas Viera Mário comentou que “bom seria situação de um doente que vai ao médico e o medico faz o diagnóstico do seu estado de saúde e o diagnóstico é muito positivo, consistente, preciso e o doente sente que o medico percebeu os sintomas, percebeu a doença e percebeu que o doente está mesmo doente e posteriormente não lhe dá os medicamentos”.

É que segundo Viera Mário “esta é a situação em que fica quem está na rua e queria ouvir, além do diagnóstico, queria ouvir uma luz, queria saber qual é a expectativa perante estes desafios”, disse.

Fonte: Folha de Maputo - 23.12.2013

2 comentários:

Anónimo disse...

Qual dificil qual carrapusa, foi facil qualquer alfabetizado esta em altura de intender. O que temos que fazer agora e trabalhar e trabalhar compatriotas, cada um deve levar a sua sorte nas suas maos e ajudar a por em pe este pais, que e um dos mais pobres do mundo.

Anónimo disse...

De acordo. Realmente o informe do presidente sobre o estado da naçao foi e é verdadeiramente dificol para p povo moçambicano perceber visto que quanto aos problemas que o pais enfreta todo que qualquer cidadao deste pais conhece e esta informado, visto que todos os dias os midias fazerm reportagem dos mesmos e de forma repetida, para alem disso sao viatos os seus efitos sem se apalpar ou duvidar. O que realmente esteravamos é que sua excelencia o presidente da repiblica trouxesse ou pelo menos propusesse soluçoes dos tais problemas, esta era a nossa espectativa.