quarta-feira, dezembro 11, 2013

CAROS CIDADÃOS E, EM PARTICULAR JORNALISTAS dignos e imparciais

Por Alice Mabota
Estamos à porta de encerramento das nossas liberdades fundamentais, sobretudo a liberdade de expressão, de imprensa e de pensamento.
Está tão difícil para mim coordenar ideias que me permitam escrever correctamente, mas se me quiserem processar que o façam. Mandela ficou 27 anos, mas saiu . Bom, talvez porque era jovem.

Isto vem a propósito da instauração de processo crime e eminente condenação do Professor Castel Branco por ter criticado a governação do Presidente da República. Dr. Paulino: Quando é que vai começar a aplicar os princípios plasmados na Constituição e nos instrumentos Internacionais de protecção dos direitos, liberdades e garantias fundamentais. Não acha que o caso do prof. Castelo Branco não merece tribunais? Aliais, tomando em consideração que diariamente vemos e ouvimos dirigentes a pontapearem a Constituição e o senhor nada faz, mas trata-se de casos que merecem tribunais. Foi no ano passado que o Comandante-Geral da Polícia rasgou a constituição com os pés e o Sr. não se dignou a reagir à nossa carta e a Ordem dos Advogados exigindo um processo crime contra o mesmo? Nem o Pr se dignou a exonerá-lo. há escassos dias foi levantado contra cidadãos questões de racismo e o Sr. nada Fez, há escassas horas houve informação que a presidente da Assembleia da República desejou sangue para conquistar Quelimane e o sangue jorrou e o Sr. não fez nada, QUANDO NAS MESMAS CIRCUNSTÂNCIAS O MALAGUETA ESTÁ A APODRECER NA CADEIA, PORQUÉ TRATAMENTO DIFERENCIADO?
O candidato da Frelimo em Moatize fez das suas e o senhor nada fez senão ridicularizar a sua colega? O Dr. Leopoldo da Costa falsificou o processo da sua recandidatura e o sr. não moveu palha, só para citar alguns exemplos.
Que princípios de igualdade V.Exa. aplica? ora se não vejamos; O chefe de Estado está sujeito a todas as críticas das mais duras porque nos representa e recebe por isso é por isso que goza de imunidades porque enquanto em exercício não pode ser tocado e nem o nome dele não pode entrar nos foros judiciais da mesma maneira que ele também não deve meter ninguém senão em caso de atentado à sua vida que é um bem precioso.
Sabe Sr. Procurador Geral, tal como ele, nós que o povo nos respeita pela nossa função social estamos sujeita(o)s a esse tipo de críticas onde quando muito deveremos dizer e/ou mostrar por a+b que não somos o que a opinião pública pensa de nós.
Este tipo de acções só é admissível para um cidadão comum que não presta contas a ninguém. O assunto Clinton foi a hasta pública, mas o amantismo é diário e não ouvimos nada.
O assunto do Prof. Castelo, na minha modesta opinião, quando muito o Presidente deveria reagir nos termos da lei de Imprensa que é assim como todos agem. Porquê neste caso vertente se vai logo accionar medidas judiciais?
Sr. Procurador, nos casos de violações graves de direitos humanos não assistimos a mesma prontidão e recorrer aos tribunais, porquê?
O exército está a matar cidadãos no Centro e Norte de País, e o mesmo Exército só age quando ordenado pelo seu comandante máximo, porquê então não agir neste caso para exigir a legalidade, Dr. Paulino?
A ocultação de cadáveres dos militares que estão a morrer nesta batalha, não merece uma investigação para repor a justiça? como não criticar o PR assim. o que significa direito a informação afinal.
Na marcha de Maputo todos criticaram o PR como o Prof. Castel criticou e a mídia publicou tudo, será que o Procurador vai nos prender a todos ou a mim alegando que houve libertinagem contra o PR?
Prezados jornalistas, sociedade civil, activistas caso o processo contra o Prof. Castelo Branco e o Jornal Canal de Moçambique sejam condenados preparemo-nos para uma marcha nacional até que seja decidido o contrário e se faça justiça, porque a partir dessa condençaõ será o fim das nossas liberdades de pensamento, opinião, reunião e expressão.


Alice Angelina Mabota

3 comentários:

Anónimo disse...

Assino por baixo dr. Mabota.

Anónimo disse...

E se a moda pegar ds processos contra os chamados voz d povo. Para onde caminhas mocambique d mondlane e samora?

Anónimo disse...

Se nao tem nada a fazer, melhor deixar o lugar vaga.