sábado, dezembro 21, 2013

Nampula: Queda de parede em escola provoca morte de três alunos

Três jovens morreram e outros três ficaram gravemente feridos na quinta-feira após o desabamento de uma parede de uma escola primária da cidade de Nampula devido às chuvas, disse hoje o director da instituição.
As vítimas mortais e os feridos tinham idades compreendidas entre 12 e 14 anos, segundo avançou Atuhur António, o director da Escola Primária de Mutomote, que explicou que os alunos se encontravam a consultar pautas de classificação anual na altura do acidente.
Os três menores que sofreram ferimentos graves estão internados no Hospital Central de Nampula.
Segundo Atuhur António, a unidade de ensino foi construída com materiais precários, que não resistiram à intempérie que assolou a região na quinta-feira, e que terá destruído dezenas de casas em bairros da cidade de Nampula.
Outras salas de aula estarão em risco de desabar, informou o responsável.
O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades de Moçambique (INGC) estima que pelo menos 14 pessoas tenham morrido e sete ficado feridas em todo o país devido às chuvas.
Henrique Banze, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, e porta-voz do Conselho de Ministros, referiu que mais de 1.235 casas foram totalmente destruídas e 899 parcialmente danificadas durante a presente época das chuvas.
Recentemente, o Conselho de Ministros aprovou o Plano de Contingência que disponibiliza um orçamento estimado em 152 milhões de meticais para minimizar o impacto das calamidades naturais na época chuvosa 2013/2014.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê que a época das chuvas 2013/2014, que se iniciou em outubro do corrente ano, continue até março de 2014 em Moçambique.

Fonte: Rádio Mocambique - 20.12.2013

Sem comentários: