sexta-feira, novembro 01, 2013

"INVASÃO" 'A SEDE DE RENAMO NA BEIRA, ESTA MANHÃ: FORAM "DILIGENCIAS EM CUMPRIMENTO DO DESPACHO DO MERITÍSSIMO JUIZ DE INSTRUÇÃO"

-Guilherme Chaúque Chefe das Operações do Comando Provincial da PRM de Sofala

-- "Diligencias" prosseguirão. Apreensão de munições e armas é o objectivo final desta operação

A cidade da Beira viveu esta manhã momentos de agitação em função de diversas especulações dando conta da tomada pela policia da Sede da Renamo, como a residência do seu líder.

Esta tarde, o Comando Provincial da PRM de Sofala convocou a imprensa para uma conferencia sobre o assunto.

Incrivelmente - qual cena dum filme, ao invés de, de imediato debruçar-se sobre o acontecimento, Guilherme Chaúque, Chefe das Operações, procurou saber junto aos jornalistas em que poderia ser útil ao que um jornalista perguntou sobre o sucedido.


Acto continuo, o Chefe das Operações do Comando Provincial da PRM de Sofala começou por ler o texto preparado, em posição e versão oficial dos acontecimentos desta manhã, conforme se segue:

-"Em cumprimento do Despacho do Meritíssimo Juiz de Instrução , a PRM, cerca das 8:30H de hoje, realizou diligencias de busca e apreensão de armas de fogo e outros materiais letais.

Essas diligencias incidiram-se, primeiro, na residência do líder da Renamo, Sr. Afonso Dhalakama cita no primeiro Bairro Macúti, rua Diogo Cão próximo da paróquia de Macúti.

Em simultâneo, operações idênticas realizaram-se na delegação provincial da Renamo cita na Ponta-Géa, na Rua Padre Rafael Maria de Assunção, próximo da Pensão Moderna.

Igualmente, operação idêntica realizou-se na residência do ex. Deputado da Assembleia da República pela bancada da Renamo, o falecido Bararama.

Das diligencias efectuadas foram detidas na residência do Senhor Afonso Dhalakama, três guerrilheiros da Renamo e encaminhados á esquadra da PRM.
São eles Félix Campira 50 anos de idade, Terrano Musseno 48 anos de idade e Henriques Beira de 44 anos de idade.

Igualmente foram aprendidos na residência 494 munições de arma de fogo de tipo AKM, 15 cartuchos, uma arma de fogo do tipo caçadeira calibre 12, 11 pares de fardamento verde da Renamo, 5 pares de botas militares, 1 camisola de cor verde supostamente de uniforme, 6 cinturões, 9 boinas dos quais 3 com timbre do município da Beira, 5 pares de patência da Renamo, 2 bandeiras e 6 rádios de comunicações avariados.

Na Delegação Provincial foram encontrados, detidos e conduzidos á esquadra da PRM 6 guerrilheiros da Renamo, sendo Manuel Armando Maride de 48 anos de idade, Desmante Leve de 50 anos de idade, Jero João de 42 anos de idade, Manuel Filipe de 49 anos, Fernando António Chiposse de 54 anos e Simão João de 43 anos de idade. E aprendidos na posse destes 6 telemóveis.

Enquanto que na residência do ex. Deputado falecido (da Renamo) na Assembleia da Republica não foi encontrado qualquer material .

Portanto, este e' o trabalho que a PRM em cumprimento dos mandatos referidos realizou no dia de hoje."

Questionamos a razão de tiroteios ao que Guilherme Chaúque disse "não houve tiroteios como tal. O que aconteceu foi que na Delegação politica da Renamo quando a policia chegou, os ex. guerrilheiros tentaram por-se em fuga e a policia disparou 2 tiros ao ar, sem causar danos e foi o que aconteceu."

Sobre a versão da policia pelo lançamento de gás lacrimogéneo, o Chefe das Operações do Comando Provincial da PRM de Sofala desmentiu, dizendo que " não houve uso de gás lacrimogéneo e fora dos dois tiros de que me referi, também não foi necessário o uso nem aplicação de armas de fogo."

Questionado, se mais diligencias serão efectuadas, Guilherme Chaúque foi peremptório, afirmando que "as diligencias estão em curso. Como podem ver, tem aqui quantidades de munições de arma AKM. Onde existe munições, certamente existe arma. Então, diligencias policiais continuam no sentido de apreender. E este é o objectivo final desta operação.

Fonte: Magazine CRV - 01.11.2013

7 comentários:

Anónimo disse...

Por fim estao fazer o que devia ter sido feito a muito tempo . Queremos paz por isso desarmem esses Madalas de uma vez por todas .

Anónimo disse...

Garanto vos k nao vao conseguir, e ixo nao xera facil

Anónimo disse...

so espero k essa situacao de assaltos a bases da renamo nao aumentem os conflitos armados

Anónimo disse...

façam o que axarem mas para esses 2 partidos estao podre. Nao merecem o voto dos compatriotas, axei que iriam melhor com as manifestaçoes populares mas mesmo assim continuam fedendo

Anónimo disse...

Que meios Tao ilegais de resolver um problema apos 21 anos de paz.

Anónimo disse...

Irmaos e irmas , compatriotas nao e justo que um bando de larapios, foragidos e patifes andem a toa . Policia atue e mao forte neles !

Anónimo disse...

Irmaos e irmas , compatriotas nao e justo que um bando de larapios, foragidos e patifes andem a toa . Policia atue e mao forte neles !