segunda-feira, setembro 24, 2012

Por sugestão de curandeiro: Director “semeia raízes” para fortificar sua posição em Homoine

A população de Mafuiane, distrito de Homoíne, em Inhambane, está enfurecida com o director da Escola Primária Completa local, por terem surpreendido este a enterrar raízes no recinto da escola, supostamente com fins supersticiosos.


Trata-se de Bento Augusto, director da Escola Primária Completa de Mafuiane, que na companhia de um curandeiro, foram vistos na manhã do dia 30 de Agosto a minar o pátio escolar, o que provocou agitação naquele estabelecimento de ensino.

Os professores e alunos, pasmados com a situação, pediram esclarecimento ao director que, em resposta, disse que estava a fazer tratamento tradicional que tinha a ver com a sua vida particular, uma vez que está doente.

A explicação não convenceu a comunidade escolar que não entende porque tal tratamento só tinha que acontecer na escola, tendo comunicado imediatamente as estruturas locais, que se fizeram ao local para se aperceber do sucedido.

Na ocasião, o director Bento Augusto disse que o curandeiro visto a circular no pátio escolar estava a retirar raízes por ele colocadas, sob orientação do seu médico tradicional aquando da sua chegada em 2007.

A população de Mafuiane solicitou a intervenção da Ametramo e das estruturas de educação de Homoíne, a quem exigiram a retirada imediata do director Bento Augusto.

Fonte: Rádio Moçambique – 24.09.2012

Sem comentários: