sexta-feira, setembro 21, 2012

Chineses destroem campas em Mulotana

A população de Mulotana, no distrito de Boane, província de Maputo, está revoltada com uma empresa chinesa que invadiu as suas machambas, residências e destruiu seis campas, alegadamente para extrair pedras que serão usadas no projecto da estrada circular de Maputo.


Os residentes daquele bairro dizem-se espantados com a entrada de maquinarias pesadas que estão abrir uma via no meio de suas propriedades para dar acesso a uma pedreira, alegadamente que deverá abastecer as obras de construção do empreendimento em alusão.

Em jeito de repúdio, a população foi ao local onde a empresa China Road and Bridge Corporation (CRBC) está instalada para exigir explicações sobre a profanação de campas de seus entes. “Isto era campa... e era campa da minha avó e com a dela existiam seis campas aqui. Vi porque a pá escavadora passou por onde estavam. isto é o mesmo que matar, não faz sentido o que estão a fazer. Nós não sabemos se venderam ou não esta terra, nem mesmo o que está a acontecer”, disse uma das moradoras.

Os populares reclamam o facto de não terem sido auscultados e, por isso, não saberem se vão ou não reaver as suas propriedades. Alguns líderes comunitários consideram a situação de triste, uma vez que nem eles sabem o que está a acontecer.

“O povo não sabe de onde vem, as autoridades também não sabem! Esta empresa está a invadir tudo o que encontra, destrói casas e também está a poluir o riacho que abastece a população local. Onde está o governo para intervir nisto, como nós, os pobres, vamos continuar assim?”, questionou Olga Fernando, uma das lesadas.

Fonte: O País online - 21.09.2012

Sem comentários: