segunda-feira, setembro 10, 2012

Cornos de rinocerontes moçambicanos apreendidos em porto das Filipinas

Seis cornos de rinoceronte foram encontrados nesta sexta-feira (7) pelas autoridades das Filipinas escondidos entre um carregamento de caju provenientes de Moçambique.

Com um peso de 13,2 quilos, chegaram ao porto de Manila a 25 de Agosto, escondidos dentro de 300 sacas de caju, mas só hoje foram descobertos, disse o director dos serviços alfandegários, Ruffy Biazon.
As autoridades de conservação de espécies selvagens e de combate ao tráfico dizem que esta foi apenas a segunda vez que as Filipinas interceptaram um carregamento de cornos de rinoceronte. Os responsáveis acreditam que a mercadoria ilegal tinha o Vietname ou a China como destino final.
“A apreensão destes cornos de rinoceronte serve como aviso aos traficantes mal-intencionados em como as Filipinas não são lugar para se dedicarem ao seu comércio ilícito”, disse Biazon em comunicado.
Nos últimos anos, o abate de rinocerontes por caçadores furtivos tem aumentado, devido ao sucesso comercial do corno deste animal na Ásia, onde é usado na medicina tradicional.
Só na África do Sul – país que alberga entre 70% e 80% da população mundial de rinocerontes - já tinham sido mortos 245 animais, até meados de Junho. O preço no mercado negro aproxima-se daquele do ouro, cerca de 50.000 euros por quilo.

Fonte: @Verdade – 10.09.2012

Sem comentários: