domingo, setembro 16, 2012

Concessão de terra a cidadão chinês provoca quatro feridos em Nicoadala

Os populares protestavam a concessão de mais de mil hectares, na mesma área onde fazem as machambas, a um cidadão de nacionalidade chinesa, que pretende implementar a produção mecanizada de arroz.
Entre os feridos constam um topógrafo dos serviços provinciais de Geografia e Cadastro e um investidor, agora transportado à África do Sul para tratamentos médicos.
Na contenda, foram igualmente destruídas parcialmente duas viaturas e pilhados bens diversos pertencentes a equipa técnica quês e tinha deslocado a Namuta, zona conhecida localmente por Eucaliptos, para presenciar uma cerimónia tradicional, que marcaria o início da implementação do projecto.
A população, diz que a consulta comunitária foi feita apenas entre o Governo distrital e os líderes comunitários, excluindo os mais de duzentos e oitenta camponeses que ocupam aquela área.
O administrador de Nicoadala, Costa Chirembwe, ficou indignado com a revolta popular da última quarta-feira, tendo afirmado que na consulta comunitária tinham sido envolvidos todos os camponeses.

Fonte: Rádio Moçambique – 14.09.2012

Sem comentários: