quarta-feira, setembro 05, 2012

Moçambique precisa melhorar para levantar sua economia - Fórum

Moçambique desceu cinco lugares no Índice Global de Competitividade, para a 138.ª posição, e está abaixo de todos os países da África Austral, com exceção de Angola, que não é listado num relatório hoje divulgado pelo Fórum Económico Mundial.


O documento, que desde 2004 avalia 12 fatores de competitividade, refere que desde o ano passado o país saiu do 133.º lugar para a 138.ª posição, de um universo de 144 Estados avaliados pelo Índice Global de Competitividade (GCI, sigla em inglês) 2012-13.

Anualmente, o Fórum Económico Mundial analisa instituições, infraestruturas, ambiente macroeconómico, saúde e educação primária, ensino superior e treinamento, eficiência do mercado de bens, eficiência do mercado de trabalho, financeiro, a disponibilidade de tecnologia, tamanho do mercado, sofisticação de negócios e inovação dos países.

"Moçambique precisa de melhorar em várias áreas para levantar a economia para um caminho de crescimento e desenvolvimento sustentável, tendo em conta o seu potencial de recursos naturais", defende a avaliação.

De acordo com o documento, em termos prospetivos, Moçambique precisa de fazer esforços para aperfeiçoar a competitividade a longo prazo, fazendo "investimentos essenciais", nomeadamente no setor de infraestruturas (o país ocupa a 129.ª posição neste item num universo de 144 Estados avaliados).

O relatório sugere que as reformas devem permitir a instituição de um "quadro regulamentar que incentive a competição para promover a diversificação económica e o desenvolvimento de um mercado financeiro robusto".

Segundo o estudo, impõem-se maiores investimentos nas áreas sociais, designadamente saúde e educação.

De acordo com o GCI, as instituições públicas do país têm recebido uma avaliação negativa no que diz respeito à confiança pública em políticos, o grau de burocracia enfrentada pelas empresas nas suas transações comerciais e há a perceção de esbanjamento dos fundos públicos.

Fonte: Rádio Moçambique/Lusa – 05.09.2012

Sem comentários: