quinta-feira, Setembro 27, 2012

Congresso: Frelimo com novo Comité Central (Veja lista)


Os eleitos ao CC da Frelimo posando após anúncio da votação/Foto Ferhat MomadeO X Congresso da Frelimo, actualmente em curso na cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, elegeu esta quinta-feira os 180 membros do Comité Central, órgão máximo do partido que funciona no período entre os congressos, que se realizam no intervalo de cinco anos.

Durante o evento também eleitos 18 membros suplentes, um processo que envolveu 1.858 delegados ao congresso provenientes das 11 províncias do país, incluindo a cidade de Maputo, bem como das comunidades moçambicanas na diaspora.
A eleição, que decorreu das 9.15 às 10.58 horas da manhã de hoje. Contudo, os resultados foram apresentados cerca de oito horas mais tarde.
O processo incluiu duas etapas, entre as quais a apresentação e eleição por aclamação e voto aberto de 125 candidatos e 11 suplentes eleitos nas conferências provinciais e a segunda que consistiu no  voto secreto, directo, pessoal e presencial dos 119 candidatos propostos pela Comissão Política do partido para preencher as vagas remanescentes no Comité Central.
O apuramento dos votos dos 1.858 delegados resultou em 24 votos nulos, 25 votos em branco e 1.809 votos válidos que determinaram a eleição, em ordem decrescente de número de votos, dos seguintes membros do Comité Central:
Na lista da categoria de Continuidade Homens, 36 candidatos para 23 assentos
+ Filipe Paúde
+ Alberto Chipande
Marcelino dos Santos
Pacoal Mocumbi
Eneas Comiche
Aires Ali
Edson Macuácuá
Samora Machel Júnior
Raimundo Pachinuapa
José Pacheco
Aiuba Cuereneia
Sérgio Pantie
Eduardo Mulémbwè
Manuel Tomé
Tobias Dai
Cadmiel Muthemba
Feliciano Gundana
Mateus Katupha
Lucas Chomera
Zeca Morgado
Eduardo Nihia
Mariano Matsinha
Tomaz Salomão
Para suplente, foram escolhidos Teodoro Waty e Isaú Meneses.
Na lista da categoria de Continuidade Mulheres, cujo número de candidatos foi de 21 pessoas disputando 13 vagas, foram escolhidas as seguintes membros:
+ Verónica Macamo
Margarida Talapa
Graça Machel
Carmelita Namachulua
Marina Pachinuapa
Alcinda Abreu
Nyeleti Mondlane
Luísa Diogo
Deolinda Guezimane
Conceita Xavier
Paulina Mateus
Esperança Bias
Teresa Tembo
Na qualidade de suplente ficou a membro Amélia Sumbana
Na categoria de Renovação Homens, com 11 candidatas disputando quatro assentos, houve os seguintes apurados
+ Odelmiro Balói
Manuel Chang
Filipe Nyusi
Mateus Khida
Como suplente, ficou Arlindo Chilundo
Na Renovação Mulheres, com nove candidatas para três assentos, foram apurados os seguintes vencedores
+ Adelaide Amurane
Iolanda Cintura
Francisca Domingo
Como suplente, ficou Felomena Maiope
Ao nível dos Jovens Homens, concorreram seis pessoas para cinco vagas, tendo saído os seguintes vencedores
+ Alberto Nkutumula
Henriques Mandava
António Niquice
Oswaldo Petersburgo
Cachimo Raul
E como suplente ficou Carlos Mussanhane
Frelimo-cc-novos-membros-1Para a categoria de Jovens Mulheres, houve quatro candidatas para três vagas, sendo as vencedoras
+ Dulce Eugénio
Catarina Mário
Suzete Mbanze
E como suplente ficou Maria Fernanda
Ao nível dos Combatentes Homens, houve sete candidatos para três assentos, tendo sido apurados os seguintes concorrentes.
+ João Facitela Pelembe
Morais Mabjeca
João Mfumo
E como suplente ficou Salvador André
Ao nível de Combatentes Mulheres, candidataram-se quatro pessoas para duas vagas, sendo as apuradas as seguintes
+ Valentina Guebuza
Águeda Tadeu
Como suplente ficou a Geraldina Mwito
Na lista das Áreas Económicas e Sociais Homem, houve oito candidatos para quatro assentos, e apurados os seguintes concorrentes
+ Teodato Hunguana
Rosário Mualeia
Celso Coreia
José Augusto
Na qualidade de suplente ficou Paulo Muxanga
Na lista das Áreas Económicas e Sociais Mulheres houve cinco candidatas para dois assentos, sendo as apuradas as seguintes
+ Aida Libombo
Joana Mangueira
Na qualidade de suplente ficou Safura Augusto
De fora ficaram históricos do partido no poder, como Jacinto Veloso, Jorge Rebelo, Alfredo Gamito, Teodoro Waty. enquanto os veteranos Filipe Paúnde, Alberto Chipande, Marcelino dos Santos e Pascoal Mocumbi foram reeleitos.
No seu discurso que se seguiu a aclamação dos vencedores, o presidente do partido, Armando Guebuza (que renovou o seu mandato na Quarta-feira), convidou os seus “camaradas” para juntos continuarem empenhados em assegurar uma maior coesão interna na Frelimo.
Outros desafios consistem em assegurar uma qualidade crescente e diversificação das suas intervenções políticas; e conferir uma maior vitalidade no funcionamento dos órgãos do partido.
“O sucesso nesta missão deve ser construído por todos nós. Por isso, queremos convidar a todos os camaradas e ao nosso Povo, em geral, a prestarem-nos todo o seu valioso apoio”, disse Guebuza, que continuará na condução dos destinos do seu partido por mais cinco anos.
Ainda esta noite, o Comité Central recém-eleito vai realizar a sua primeira sessão, encontro durante o qual serão escolhidos o secretário-geral do partido, a Comissão Política e os diferentes secretariados, num processo que se espera venha a prolongar-se até Sexta-feira, último dia do X Congresso.
Fonte: (RM/AIM) - 27.09.2012

Sem comentários: