quarta-feira, setembro 19, 2012

Militantes do MDM debatem teses do seu I Congresso na cidade de Maputo

As  constatações destas auscultações serão, depois, debatidas numa conferência da cidade que deverá emitir o seu posicionamento sobre as várias temáticas do I Congresso.

Iniciou, há dias, a nível da cidade de Maputo, o debate das teses do I Congresso do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a ter lugar, estrategicamente, na cidade da Beira, província de Sofala, em Dezembro próximo.
Numa primeira fase, o debate está a acontecer a nível dos distritos do Município de Maputo e já teve lugar em KaMaxaquene e KaMubukwana.
O centro das atenções nestes encontros é o debate à volta da revisão dos Estatutos do partido, o programa de trabalho, bem como os regulamentos internos do partido.
Assim, de acordo com o porta-voz do MDM na cidade de Maputo, Ismael, a ideia é actualizar os estatutos que regem esta formação política por forma a que estes se  adequem a um funcionamento mais eficiente e eficaz das estruturas e órgãos do partido, além de colher dos membros ideias a incluir no manifesto eleitoral e no seu programa de governação.
Os resultados e constatações destas auscultações aos militantes em Maputo serão, posteriormente, debatidos numa conferência da cidade, onde deverá ser emitido o posicionamento sobre as várias temáticas do Congresso.
A direcção do partido criou uma comissão que se responsabiliza por, depois dos debates a nível das conferências provinciais, compilar os resultados das auscultações num documento final a ser debatido no Congresso.

As teses do I congresso
As teses deverão respeitar o seguinte:

-Juventude, Mulher e Acção social: emprego, habitação e acesso à educação para os jovens, acesso às maternidades, saúde materna, oportunidades de negócios, bem como educação da rapariga;
-Educação, tecnologia e ciência: debater-se a questão das distâncias percorridas pelos estudantes às escolas, condições de leccionação, qualidade de ensino, ambiente de trabalho;
-Cultura e desporto: analisar o estágio do desporto moçambicano, os problemas que afectam o desenvolvimento desta área, política de promoção de talentos, entre outros assunto;

Fonte: O País online – 19.09.2012

Sem comentários: