quarta-feira, setembro 26, 2012

Antigo Vereador de Pio Matos evita prisão e devolve tractor da edilidade de Quelimane

Depois de várias polémicas em volta do tractor pertencente ao Conselho Municipal de Quelimane(CMQ), que havia sido extraviado pelo antigo Vereador de Pio Matos, Silva Mário, eis que na noite desta Terça- feira, dia 25 de Setembro, este bem municipal chegou a cidade de Quelimane, ido de Tete, concretamente em Angónia, onde se encontrava a prestar serviços do então vereador Silva Mário.


Por várias vezes, os membros da bancada da Renamo na Assembleia Municipal de Quelimane (AMQ), vieram em público exigir que este tractor fosse devolvido a edilidade porque faz parte do património municipal.

Em quase todas sessões daquele órgão deliberativo na autarquia de Quelimane, o assunto do tractor que estava nas mãos do Silva Mário vinha à tona. A Renamo, na voz do seu chefe da bancada, não se cansava de pedir ao edil para notificar, se fosse possível, ao ex- vereador Silva para que devolvesse o tractor.

Manuel de Araújo, edil de Quelimane, sempre foi sossegando os membros da Assembleia Municipal de Quelimane que um dia este bem municipal viria para beneficiar os munícipes.

Caso caricato é que nesta saga de exigências, a bancada da Frelimo nunca se dignou em dizer nada, sempre manteve-se calada, a fazer ouvido de mercador deixando a Renamo remar sozinha.

Mas foi graças a esta persistência que, na noite desta Terça-feira, o tractor chegou a cidade de Quelimane.

Mas como?

Tudo começa quando a edilidade tenta, por vias pacíficas, conversar com o então Vereador de Pio Matos, para devolver por bem o tractor por ele extraviado logo no fim do mandato. Várias tentativas, mas nada, porque Silva Mário continuava a enganar a chefia da edilidade. Promessas atrás de promessas. O tempo ia passando, o tractor nunca mais era devolvido.

Sabia-se que este bem municipal encontrava-se em Angónia, em Tete, onde Silva Mário tem negócios pessoais. Cansado das “máfias” de Silva, eis que o Conselho Municipal de Quelimane agiu judicialmente, conforme o próprio edil havia avançado aos membros da AMQ. Silva Mário viu um mandato de busca e captura em Tete, onde reside nos últimos dias.

Porém, antes que o pior lhe acontecesse, decidiu fretar uma viatura para transportar o tractor de Tete até Quelimane. Até a noite da Terça-feira, segundo o DZ, o tractor encontrava-se na 2a Esquadra da Polícia da República de Moçambique na cidade de Quelimane.

Fontes próximas a este processo disseram, segundo o “Diário da Zambézia”, que esta Quarta-feira, aquele veículo poderá ser entregue ao proprietário, neste caso o Conselho Municipal de Quelimane.

Fonte: Diário da Zambézia in @Verdade – 26.09.2012

Sem comentários: