sábado, dezembro 04, 2010

Obama felicita Ouattara pela "vitória"

O presidente americano, Barack Obama, felicitou nesta sexta-feira Alassane Ouattara "pela sua vitória" nas eleições da Côte D'ivoire e pediu para o presidente actual, Laurent Gbagbo, "reconhecer e respeitar" o resultado.
"Felicito Alassane Ouattara pela sua vitória nas eleições de 28 de Novembro. A Comissão Eleitoral Independente, observadores dignos de fé e críveis, assim como a ONU, todos confirmaram este resultado e certificaram a sua confiabilidade", disse Obama num
comunicado.
"A Côte D'ivoire está agora numa encruzilhada. Convoco todas as partes, incluindo o presidente Laurent Gbagbo, a reconhecer e respeitar este resultado", acrescentou.

Fonte: Angolapress - 04.12.2010

14 comentários:

V. Dias disse...

O meu amigo Refletindo está preocupado com a Costa de Marfim. Percebo, mas os nossos irmãos não querem a paz. Fazer o que, mano? Obama disse mas mesmo assim há guerra. Pronto, veja que não há uma só universidade que nos ensina a governanr bem, mas há escolas do partido y e x.

Zicomo

Reflectindo disse...

V. Dias

Não estou preocupado com a Costa do Marfim, ainda que seja um país que não conheco nem plano tenho para o visitar. Estou preocupado com África toda. O que está passando na Costa do Marfim é o que acontece em muitos países africanos. Apenas os pormenores são os que fazem diferenca entre países.

Um cenário lamentável.

V. Dias disse...

Pois é, Reflectindo.

Não digo o contrário, o problema é só um: os lideres africanos passam a vida a tropeçar na mesma perda.

Lamento que a Costa de Marfim esteja assim, mas fazer o quê, mesmo? É um virus. A corrupção está no sangue daquela gente. Não há remédio.

Bom final de semana

Reflectindo disse...

Viriato,

Será somente naquela gente da Costa do Marfim?
O que aconteceu nos últimos dias na Costa do Marfim não nos permite reflectir sobre o que se deu connosco no ano passado? Isto é, a atitude da nossa CNE e CC não foi a mesma, embora mais subtil?

Infelizmente, por desgraca da minha gente, nenhum partido, sobretudo os da oposicão, se reuniu para analisar o problema da Costa do Marfim. Os Ocidentais duma ou doutra estão fazendo o que os africanos não fazem. Já estão a reagir. Ficam preocupados. Provavelmente estou influenciado ao Ocidente caso contrário, estaria eu agora com cervejinhas...

Reflectindo disse...

Viriato,

Confesso-te que fico frustrado em saber que Barack Obama e mais líderes fora de África reagiram e vão reagindo, mas que Armando Guebuza, Afonso Dhlakama, Daviz Simango não tenham dito nada. Fico com sensação que não saibam nada do que lá acontece ou por outra gostem do que lá acontece.

JOSÉ disse...

Esta é a repetição de um filme muito conhecido: enquanto a comunidade internacional protesta, África permanece no silêncio perante mais uma pouca vergonha que mancha a imagem do continente. É lamentável que o Presidente derrotado não queira abandonar o Poder, criando uma crise que pode causar um banho de sangue.
Fico ainda mais preocupado ao saber que Thabo Mbeki, um incompetente que falhou em conseguir um acordo justo e estável no Zimbabwe, vai tentar mediar uma solução para o conflito. Eu pergunto: mediar exactamente o quê? Laurent Gbagbo apenas tem de respeitar os resultados eleitorais, reconhecidos internacionalmente. Espero que os líderes africanos não tentem forçar na Costa do Marfim as experiências do Zimbabwe e do Quénia, em que os vencedores foram obrigados a aceitarem posições subalternas em governos de coligação.
É neste contexto que a Oposição em Moçambique deve tomar uma posição de repúdio a propósito dos acontecimentos na Costa do Marfim. Em Moçambique também há o elementos na Frelimo que podem recusar abandonar o Poder se perderem as eleições!

Anónimo disse...

Estou de acordo com o comentário do José, quando diz:
É neste contexto que a Oposição em Moçambique deve tomar uma posição de repúdio a propósito dos acontecimentos na Costa do Marfim. Em Moçambique também há também elementos na Frelimo que podem recusar abandonar o Poder se perderem as eleições!

Marvin

Reflectindo disse...

José

Thabo Mbeki vai mediar o quê? Ou ele estará lá para queimar o tempo e exactamente formar um GUN onde o derrotado é quem vai dirigir?
O que África tem que fazer é reconhecer os resultados anunciados pela Comissão Eleitoral, considerando Laurent Gbagbo um golpista. Africa tem que dar ponto final aos golpes eleitorais. Porquê Africa gosta assim tanto de ficar atrasada em tudo?

Abdul Karim disse...

Reflectindo,

Eu nao diria que a Africa "gosta" de ficar atrazada,

Acredito que os actuais lideres de Africa, ainda nao decidiram desenvolver seriamente o continente,

A Visao continua ser a do poder num modelo muito arcaico, em que ele ( o poder) 'e avaliado apenas pelas condicoes materiais que proporciona aos detentores,

Nao estou muito certo, nem tenho bases historicas pra esse tipo de analise, mas acredito que 'e por ai,

No dia que os lideres Africanos perceberem que ganham muito mais ( prestigio, respeito e honra ), ao desenvolverem os seus paises, o desenvolvimento de Africa vai acontecer naturalmente,

Afinal todo o dinheiro que eles tem, nem usam, nao serve de nada, sao so numeros, e como resultado ainda tem o seus Povos insatisfeitos e muitos deles depois da morte ate se tornam a vergonha dos seus,

Hao concluir que 'e desnecessario, e poderia ser melhor,

Temos o Mandela que largou o poder e 'e muito respeitado, tem prestigio, e honra,

Temos o Chissano, que apesar de tudo, nesse aspecto foi exemplar ao largar o poder e continuar a sua vida na Boa,

Falta ainda dar continuidade na sucessao, Mandela e Chissano deram um Bom exemplo nesse aspecto, so que nao conseguiram ter continuidade, lamentavelmente.

Reflectindo disse...

Karim,

É mesmo da maioria dos líderes africanos de quem me refiro. É mesmo que governam em modelo arcaico. Laurent Gbagbo, historiador e professor universitário deve estar a assumir o feudalismo que tanto deve dominar. Mas dá para ver que ele gosta de fazer o que melhor sabe. Ele está a fazer o que precisamente Robert Guéï contra ele próprio.

Não tenho certeza que eles não saibam que ganham prestígio se o interesse deles for investir na paz e desenvolvimento dos seus países que no seu próprio enriquecimento. É difícil compreender que pessoas adultas não se apercebam de quanto sangue vai-se derramar por caprichos deles.

Mas um das coisas que acho necessária é a União Africana tomar uma posição agora e não depois. Aquela organização tem que deixar de ser um clube de golpistas, fraudulentos, senhores de guerras.

Reflectindo disse...

Marvin,

desculpa-me pensei que eu já havia reagido ao teu comentário.
Exactamente, a Oposição em Mocambique tem que mostrar que está atenta ao que se passa em África, no Mundo e que é consciente pelas consequências da estagnação da situação política naquele país africano. A Renamo e o MDM sobretudo, têm a responsabilidade acrescida de exigir o governo a tomar posição firme em relação à crise política da Costa do Marfim.

V. Dias disse...

Eu como ja previ isso ha 10 anos atras, para mim nao é novidade nenhuma. É uma comédia do tio patinhas.

Zicomo

Anónimo disse...

Reflectindo,

As vezes "é bom que a fruta caia"
, com todas consequências para que os outros povos cheguem a conclusões, porque os media, estão lá e informam.
Veremos os próximos dias o Gbagbo ser "arrumado", desprezado, ou até com dois tiros na cabeça.
Os outros "africanos"- no futuro- já não se atreverão a "imitar", inclusivamente os "filhos" que já estão a entrar no "manacial" da "mola".
Se os órgãos políticos que fazem funcionar os lobbies mundiais já definiram-Outtara vencedor- não resta nada para o Gbagbo.
Há-de acabar como o Ghuei-o 2º PR de Cote Ivoiry-fuzilado em 2002, com funeral 4 anos depois.
África não aprende, enquanto existir dois manda-chuvas.
Dantes era USA/URSS, agora USA/China.
É que a China tem "mola" e gente para trabalhar "quase de graça"!
Veremos quem se prejudica mais...
USA ou China...

Fungulamasso

Reflectindo disse...

Fungulamasso,

Eu também digo que na Costa do Marfim tem que acontecer o que possa constituir licão.