quinta-feira, maio 21, 2015

Zuma pede desculpa a homólogo moçambicano por violência xenófoba na África do Sul

"É importante para nós apresentar desculpas em nome da minoria que se comportou mal", declarou Jacob Zuma, dirigindo-se a Filipe Nyusi, após uma reunião a sós entre os dois estadistas, na Presidência moçambicana, e durante um encontro alargado a membros dos dois governos, num momento em que só os repórteres de imagem estavam autorizados a permanecer na sala.
"Os moçambicanos são nossos irmãos, nossas irmãs, é um problema de família", declarou o Presidente sul-africano, que realiza hoje o primeiro de dois dias de visita de Estado a Moçambique.
O Presidente sul-africano chega a Maputo logo após a detenção e ordem de deportação de quase mil moçambicanos que se encontravam em situação ilegal no país vizinho, numa operação que apanhou a diplomacia de Maputo de surpresa, um mês depois da crise de violência xenófoba contra imigrantes africanos e que levou à fuga de milhares de pessoas para as suas terras de origem.
Segundo um comunicado da Presidência moçambicana, a visita de Estado de Zuma "enquadra-se no contexto do fortalecimento e aprofundamento das relações de irmandade, amizade e cooperação "entre os dois países, "bem como do reforço da cooperação bilateral, nos domínios político, económico e social de interesse mútuo e no âmbito da região da SADC [Comunidade de Desenvolvimento da África Austral].
A África do Sul é um importante parceiro comercial de Moçambique e o maior importador da energia da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) e acolhe a maior comunidade de moçambicanos na diáspora.
Fonte: LusaLusa – 20.05.2015

Sem comentários: