quinta-feira, maio 28, 2015

Municipio de Quelimane do primeiro lugar do premio sobre 'Boa Governacao'

Terminada a fase regional com a atribuicao ao Municipio de Quelimane do primeiro lugar do premio sobre 'Boa Governacao' pelo semanario Sul Africano The Mail and Guardian e da Southern Africa Trust, Quelimane continua a sua marcha historica rumo a internacionalizacao da sua marca 'Quelimane Rumo aos Bons Sinais'!

De facto, depois de varios anos de 'esquecimento' a cidade vai ganhando aos poucos a sua visibilidade, vitalidade e quica o seu encanto! Depois da melhoria das condicoes de saneamento e salubridade, da transitabilidade das vias de acesso na parte urbana e mais recentemente na parte sub-urbana da urbe, da introducao da sinalizacao horizontal e vertical, Quelimane inaugurou no preterito fim de semana dois autocarros que farao as rotas Quelimane - Licuar e Quelimane - Zalala, melhorando sobremaneira as condicoes em que os municipes viajavam dentro e fora da urbe.

Ainda na semana finda a Urbe recebeu um visitante de honra, nada mais e nada menos que o Embaixador dos EUA em Mocambique, Douglas Griffiths, que no seu jeito caracteristico, quebrou as regras protocolares e 'pedalou' varios kms ao lado dos taxistas urbe!

Uma vez que a batalha da recuperacao da urbe nao se faz so na arena domestica, o Edil de Quelimane, acompanhado por dois tecnicos o municipio, Eng. Joao de Brito, Director para o Meio Ambiente e Mudancas Climaticas e Nicole Dinis, Arquitecta afecta ao Departamento de Planeamento Urbano, visitou o Municipio de Ethekwini, Durban para troca de expeciencias referentes a area do ambiente e das mudancas climaticas. Refira-se que Durban esta na vanguarda a participacao municipal em questoes ambientais, tendo sido palco em 2011 da Cimeira Mundial sobre Mudancas Climaticas.

Na senda da internacionalizacao da marca "Quelimane Rumo aos Bons Sinais" o edil de Quelimane fara uma tourne pela Europa onde 'vendera' a marca em varios foruns internacionais no intuito nao so de atrair investidores como tambem de cimentar parcerias com outras cidades e instituicoes internacionais que levem a uma maior participacao de Quelimane em assuntos internacionais e nos processos de globalizacao. Assim o edil participara na reuniao anual da associacao das Cidades Portuarias a ter lugar em Dublin, Irlanda. A participacao neste forum tem em vista a promocao de 'Quelimane' como cidade portuaria tendo em conta o potencial que esta urbe possui pois encontra-se a escassos 400 kms da fronteira com a Republica do Malawi e da bacia carbonifera de Moatize, para alem de estar a menos de 200 kms da Zona Economica Especial de Mocuba! A recuperacao da imagem de Quelimane como cidade portuaria e uma das prioridades do actual elenco municipal. Um porto competitivo a niver regional e uma vantagem competitiva que concorre para a atraccao de investimentos, fortalecimento do sector privado e criacao de empregos.

Em seguida, o edil participara em varios encontros em Helsinki, capital da Finlandia e no Municipio de Lapperanta. Em Lapperanta para alem dos encontros com a edilidade local, estao confirmados reunioes de trabalho com a Universidade Local com o objectivo de impulsionar o projecto de transformacao de residuos solidos (lixo) em energia e em compostos para a producao de materiais de construcao resistentes as mudancas climaticas e as chuvas. Refera-se que este projecto surge devido as dificuldades que as autoridades municipais enfrentam na aquisicao de um espaco para o deposito de residuos solidos.

De Helsinki o edil de Quelimane desloca-se a Bona, Republica Federal da Alemanha, na companhia do Assessor para a Aministracao Publica, Fernando Pequenino, para apresentar a experiencia de Quelimane na gestao dos efeitos das mudancas climaticas no 5o Forum Global sobre Resiliencia e Adaptacao Climatica.

A etapa final desta fase da internacionalizacao da marca 'Quelimane Rumo aos Bons Sinais' decorerra em Lisboa onde o Edil participara em tres foruns: Feira Agricola de Santarem, Parlamento Portugues e no Forum Estoril da Universidade Catolica Portuguesa.

MA participa na Feira de Santarem a convite da Associacao dos Empresarios da Regiao de Santarem (NERSANT), que recentemente visitou a cidade de Quelimanea a procura de parcerias. Nesta feira o edil de Quelimane faz-se acompanhar de dois empresarios da Cidade de Quelimane, nomeadamente, o Presidente da Associacao Comercial e Industrial da Zambezia (ACIZA), Inusso Ismael e o empresario Ramos.

De 14 a 15 de Junho, em Lisboa, De Araujo participa a convite o Parlamento Portugues e do Forum Parlamentar para Armas Ligeiras e de Pequeno Portecom sede em Estocolmo, Suecia na sessao de formacao de parlamentares dos Paises Africanos de Lingua Portuguesa sobre o 'Reforco da Aplicacao do Tratado do Comercio de Armas'.

E no dia 24 de Junho, o edil de Quelimane apresenta no Forum Estoril da Universidade Catolica Portuguesa, o tema 'Africa, um continente em Ascensao?' no ambito da celebracao os 800 anos da Proclamacao da Carta Magna: Lei, Liberdade e Poder', onde fara uma resenha sobre a trajectoria de lutas e do processo de consolidacao estado de direito democratico em Africa, com especial atencao para o processo de expansao e democratizacao no municipio de Quelimane, consubstanciado no periodo entre as eleicoes intercalares de 2011, passando pelas elecoes autarquicas de 2013 e as presiddenciais e legislativas de 2014 ao 'presente incerto', provocado pela instabilidade politico-militar.


Fonte: Mural de Manuel de Araújo – 27.05.2015

Sem comentários: