terça-feira, maio 26, 2015

MOÇAMBICANOS NA TANZANIA TERÃO SITUAÇÃO DOCUMENTAL LEGALIZADA

Uma equipa multissectorial, constituída por quadros do Ministério da Justiça e do Interior, parte quarta-feira com destino a República Unida da Tanzânia onde vai regularizar a identidade dos cerca de 16 mil moçambicanos residentes naquele país.

Por razões de vária ordem, os concidadãos residentes naquele país que partilha fronteira com Moçambique, no extremo, não conseguem regressar ao país de origem para regularizar a respectiva documentação.

A informação avançada hoje, em Maputo, pelo assessor do Ministro do Interior, Joaquim Bule, surge em resposta a preocupação apresentada pelas comunidades moçambicanas ao Chefe de Estado, que efectuou semana passada a sua primeira visita oficial desde a sua investidura em Janeiro.

Os objectivos desta missão são: lavrar os vistos de nascimentos de cidadãos que nasceram naquele país, atribuir cédulas de nascimentos, Bilhetes de Identidade e passaportes, disse Bule, acrescentando que a equipa deverá realizar esta tarefa nas próximas duas semanas.

Estes cidadãos estão registrados nos consulados de Moçambique daquele país. Há, entre eles, aqueles que têm documentos caducados e que poderão receber documentos validados e outros, naturalmente, têm filhos que nasceram lá e que merecem ser registadas, explicou Bule.

A fonte acrescentou que a comunidade moçambicana na Tanzânia é constituída por cidadãos, cuja capacidade financeira é bastante limitada, facto que dificulta a sua deslocação ao país para regularizar os seus documentos.

Segundo Bule, do universo de 16 mil moçambicanos registrados no consulado de Moçambique naquele país, apenas 150 moçambicanos encontram-se a frequentar instituições de ensino superior.

Bule disse que o governo moçambicano tem um cronograma de acções que visam garantir que os cidadãos moçambicanos no estrangeiro sejam devidamente identificados.

Esta acção do governo foi directamente articulada com os tanzanianos. A ida da missão será publicitada para que os concidadãos não registrados se desloquem ao consultado de Moçambique na Tanzânia, afirmou.


Fonte: AIM – 26.05.2015

Sem comentários: