quinta-feira, maio 07, 2015

DETIDOS TRES JORNALISTAS NO BOTSWANA

Três jornalistas dum jornal privado foram detidos hoje, em Gaberone, no Botswana, após a publicação dum artigo sobre as investigações em curso da Agência Nacional de Luta contra a Corrupção e Crime Económico (DCEC).

Agentes da DCEC detiveram o dircetor do Botwana Gazette, Shike Olsen, o chefe de redação, Lawrence Seretse, e o jornalista Innocent Selathwa.

Estas detenções ocorreram depois de agentes da DCEC não conseguirem confiscar os computadores do jornal quando foram bloqueados pelo advogado do jornal, Joao Salbany, um acto que ele julgou ilegal e em violação da liberdade da imprensa.


Quarta-feira à noite, os agentes da DCEC invadiram e encerraram as instalações do jornal em Gaberone depois de um mandado de confisco dos computadores do jornal ser bloqueado pelo advogado do Botswana Gazette.

Segundo Buyani Zongwani, director do Instituto de Médias da África Austral (MISA), este evento 'infeliz' ocorreu três dias depois de o país se juntar ao resto do mundo para celebrar o Dia Mundial da Liberdade da Imprensa, sob o tema 'Vamos dar um Impulso ao Jornalismo: Para uma Melhor Cobertura da Informação, Igualdade dos Géneros e Segurança da Imprensa na Era Digital'.

'Como se pode dar impulso ao jornalismo quando os ditos campeões da democracia em África violam perigosamente a liberdade da imprensa?', indagou Zongwani.

O MISA Botswana condenou este acto dos agentes de segurança do país e exortou o Governo a respeitar a liberdade da imprensa.

Fonte: AIM - 07.05.2015

Sem comentários: