sábado, maio 30, 2015

África e Direitos Humanos – O caso de Eritreia

Eritreia é um dos países que se bateu duramente durante 30 anos contra os governos sucessivos da Etiópia. Como todas as lutas, a de Eritreia era também pela libertação da terra e do homem.

A independência foi alcançada em 1993 e o país passou a ser governado pela Frente Popular por Democracia e Justiça (FPDJ). Contudo, apesar desse nome muito lindo, de democracia e justiça nada há em Eritreia. É Eritreia um dos países com maior êxodo da população devido ao totalitarismo do regime de Isaias Afewerki. Na Eritreia sob governação da Frente Popular por Democracia e Justiça reportam-se  violações de direitos humanos, como tortura, tráfico humano, discriminação contra as mulheres e a violência sexual, violações dos direitos da criança, ausência do Estado de Direito e condições de vida precárias. Segundo dados da ONU, ver no anexo abaixo, quase 4 mil pessoas estão deixando o país a cada mês procurando abrigo nos países vizinhos como Etiópia e Sudão e na Europa como Suécia, Alemanha e Suíça.

A questão é como é que a União Africana encara a violação de direitos humanos pelo regime de Isaias Afewerki? Hakuna Matata (não há problema), com certeza.

Anexo:

Sem comentários: