quinta-feira, maio 14, 2015

Xenofobia na Gâmbia?

Nota: Será na Gâmbia um estrangeiro pode se tornar Presidente do Tribunal Supremo ou se é estrangeiro se não julga segundo a vontade de Yahya Jammeh? Ora vejamos a notícia a seguir:


O presidente do Tribunal Supremo da Gâmbia, o Paquistanês Ali Nawaz Chowhan, foi demitido hoje (quarta-feira), das suas funções em Banjul, pelo presidente Yahya Jammeh, e convidado a deixar o país nas próximas 72 horas, confirmaram à PANA, fontes judiciais na capital gambiana.
As mesmas fontes não precisaram as razões da demissão de Chowhan pelo presidente gambiano, Yahya Jammeh.
Na semana passada, o jurista presidiu a uma audiência em apelo relativo ao ex-chefe de Estado-Maior do Exército gambiano, Lang Tombong Tamba, e dum ex-almirante, Sarjo Fofana, acusados de conspiração e traição contra o Estado, bem como de dissimulação de traição, respectivamente.
Chowhan libertou os dois réus nessa ocasião, de acordo com as fontes.
Contactado pela PANA, o secretário judicial, Landing Sanneh, recusou-se a comentar a demissão de Chowhan, nomeado em 2014 pelo presidente gambiano, Yahya Jammeh, substituindo o ghanense Mabel Agyemang, demitido pouco depois de empossado.
Nos últimos tempos, a Gâmbia tem recorrido constamente à juízes de origem anglófono para reforçar o seu sistema judicial.

Fonte: Angop  - 13.05.2015

Sem comentários: