terça-feira, outubro 02, 2012

Vieira Mário e Moyana “profetizam” queda de Aires Ali e Cuereneia

Entretanto, outros analistas não vêem nenhuma relação de causa-efeito entre posições políticas e o alinhamento para o actual Governo. Conforme dizem, nada deixa claro que Armando Guebuza poderá remodelar o Executivo para acolher Carvalho Muária e Alberto Vaquina como ministros no actual elenco.


O que vai acontecer com o primeiro-ministro, Aires Ali, e com o ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, depois de perderam posições na nobre Comissão Política da Frelimo? Esta é a pergunta de fundo em análise no programa “Pontos de Vista” da STV deste domingo.

Os jornalistas Tomás Vieira Mário e Salomão Moyana, comentadores residentes do referido programa, acreditam numa possível remodelação do Governo na sequência da exclusão de Ali e Cuereneia do novo “Bureau Político” da Frelimo.

 Os comentadores põem fé nos governadores de Sofala e Tete, nomeadamente, Carvalho Muária e Alberto Vaquina, respectivamente, que poderão subir para preencher as posições dos anteriores.

As razões avançadas são duas: por um lado, está a alegada falta de confiança que os 180 membros do Comité Central revelaram ao não votar em Aireas Ali e Aiuba Cuereneia. Este aspecto - acreditam os comentadores – tira legitimidade e poder ao actual primeiro-ministro para, por exemplo, continuar a orientar o Executivo, nas apresentações do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado na Assembleia da República.

Os comentadores entendem que será muito oneroso que Alberto Vaquina e Carvalho Muária, actualmente governadores, quinzenalmente, se desloquem de Tete  e Sofala a Maputo para participar nas reuniões da Comissão Política.

Com esta tese, os comentadores entendem, em fim, que o presidente da República, Armando Guebuza, terá de remodelar o Governo, nomeando Vaquina e Muária para ministros e, passando, automaticamente, a viver para Maputo.

Que destino para Aires Ali

De acordo com os dois comentadores do “Ponto de Vistas”, o primeiro-ministro, Aires Ali, poderá ter outro destino e não o cargo que actualmente ocupa, já que alegadamente terá perdido um espaço de relevo no partido e, por isso, perdeu também condições para coordenar o Governo. Assim, entendem que Guebuza poderá nomeá-lo para outras funções. O mesmo destino poderá ser para Aiuba Cuereneia, ministro da Planificação e Desenvolvimento.

Quanto aos candidatos ao cargo de primeiro-ministro, os analistas do programa da STV falam de Oldemiro Baloi, actualmente ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, e Filipe Nyusi, ministro da defesa. Este último leva ainda a vantagem de não ser da mesma região do Presidente, o que poderá ser visto como importante para a unidade nacional. Aliás, mesmo para o cargo do primeiro-ministro, o factor regional foi a grande premissa por detrás das nomeações de Luísa Diogo e Aires Ali.

Fonte: O País online - 02.10.2012

Sem comentários: