O espectacular debate na televisão entre Barack Obama e Mitt Romney, na última terça-feira (17), ganhou elogios como um dos melhores da história do país.
Para o influente comentarista político George Will, da rede americana ABC, que assiste debates presidenciais pela TV desde o primeiro, em 1960, entre John Kennedy e Richard Nixon, o segundo embate entre Barack Obama e Mitt Romney foi de longe o melhor da história política do país.
Para Will, que é conservador, a vitória foi de Obama e os eleitores concordaram. As três pesquisas de opinião divulgadas após o debate também favoreceram o presidente. Na da agência Reuters, ele venceu por 48%, contra 33% para Romney.
Já os republicanos consideraram que o seu candidato foi o vencedor e acusaram a mediadora, a repórter Candy Crowley, de favorecer o presidente.
Candy corrigiu Romney, quando ele afirmou que Obama não teria descrito como acto de terrorismo, o ataque que levou à morte do embaixador americano na Líbia.
Obama pediu que ela repetisse a correcção, falando mais alto. A partir daí, Romney pareceu inseguro, e por várias vezes discutiu com a mediadora.
Nesta quarta-feira (17), num discurso no estado de Vírginia, Romney disse que Obama perdeu a chance de dizer o que vai fazer nos próximos quatro anos, se for reeleito.
Já Obama, num comício de campanha, debochou de uma frase infeliz de Romney, considerada uma gafe do candidato republicano. Durante o debate, Romney disse que quando era governador tentou aumentar a equipe feminina no seu gabinete e conseguiu um fichário cheio de mulheres.
A resposta de Romney virou motivo de piada na internet. Numa delas, Hillary pergunta-se: Romney ainda usa fichários? E numa montagem, Bill Clinton pergunta com cara de canastrão: espera aí, quero saber mais sobre esses fichários.
Fonte: Rádio Mocambique – 18.10.2012
Sem comentários:
Enviar um comentário