domingo, dezembro 05, 2010

Os Problemas do Poder: Bingu wa Mutharika desentende-se com a sua Vice-Presidente

... Na semana finda, o Presidente Bingu wa Mutharika anunciou que todos os programas sociais dirigidos por Banda vão, a breve trecho, passar para a gestão da sua esposa, Calista Mutharika, para que o poder esteja concentrado todo ele em casa.

... O desentendimento entre o Presidente Mutharika e a sua Vice-Presidente começou nos princípios deste ano quando emergiram duas alas no seio do partido governamental, uma das quais a favor da candidatura de Joyce Banda às eleicoes de 2014, em detrimento de Peter Mutharika, irmão mais novo do Presidente...

Fonte: Radio Mocambique - 03.12.2010

3 comentários:

Anónimo disse...

Reflectindo,

A "mão externa"!
Será alguém de Maputo?
Ou é um problema de "meninas"!
O "Nguale"Mze Bingu casou-se e a "nova menina" quer mandar!
O "velho" Bingu já está a ser "manipulado"!
Veremos no que irá dar!

Fungulamasso

Reflectindo disse...

Fungulamasso,

Acredito duas questões neste caso do Malawi;

1. A menina tem que ser rainha a estilo moçambicano.

2. Acredito mesmo que Wa Mutharika está a forcar para que seja o seu irmão a herdar o seu poder. Ainda estamos num caso de monarquia.

Anónimo disse...

Reflectindo,

Se o irmão, Nguazi Muttharika II, não se esquecer das boas causas sociais, para os cidadãos pobres, e lutar para que a iniciativa privada seja dirigida por nacionais, em mercado aberto com interferência estatal, nos negócios directos-(água, energia,mineração, transportes e redes viárias, habitação social), e dando primazia a agro-indústria nacional de parceria, como tem sido nos últimos 40 anos, não me é estranha esse tipo de sucessor-monarquia liberal.
Talvez seja o segredo do novo tipo de governação para África, adaptando um modelo económico, virado para o social mercantilista.

Fungulamasso